domingo, setembro 03, 2006

Super-teoria da Super-conspiração



Não sei qual o termo mais adequado - Despesas? Investimentos?-, mas eis aqui a tabela mundial das ou dos ditos cujos em equipamento bélico e panóplia militar.

Posso ir adiantando alguns considerandos que julgo pertinentes...

a) Despesas militares mundiais (por ano): USD 950 biliões

b) Desse total, sensivelmente metade (466 biliões) é gasto pelos Estados Unidos, o Paraíso Terreal, o Destino da História, o Hoje que não só Canta como Trina a Todas as Horas. Significa que os Estados Unidos gastam tanto sozinhos como o resto do mundo todo junto. Felizmente, todo este arsenal é, em absoluto, benevolente, benigno e gerido por clones da Madre Teresa de Calcutá.

c) O segundo gastador da lista é a China, que, tendo cinco vezes mais população, gasta pouco mais que um décimo do que gastam os Estados Unidos. Isto, não obstante, tem gerado grande escândalo da parte destes, que por diversas vezes têm ralhado asperamente aos chineses por estarem a exagerar nos investimentos em armamento.


d) O Irão, essa superpotência do Mal, por seu turno, delapida a exorbitância de 9,7 biliões. Significa que gasta quase o mesmo que a Espanha; cerca de um terço do que consome o Reino Unido; um quarto do que despende a Alemanha; não muito mais do que um quinto do que esportula a França; e 48 vezes (48!!) menos do que investem os Estados Unidos. Não obstante, segundo o último grito da Alta-Costura ideológica, o Irão é uma grande e perigosíssima ameaça para o Bloco de Oeste, ultimamente convertido a Pacto de Sion e Washingtónia.
Quer dizer, como é que se consegue inventar que um país cujo "índice bélico" (chamemos-lhe assim) é 1/67 (sessenta e sete vezes menor!!! - fora os trocados) do do Ocidente, constitui uma terrível ameaça para este, um perigo iminente e apocalíptico para a civilização, o alçapão entreaberto para o inferno à solta sobre a Terra?... Como?
Mesmo dirigido por um clone raquítico de Adolf Hitler, coadjuvado pelo Imã Oculto, herdeiro das ADM's de Saddam e conjurado com Hugo Chavez, King Kong Il Segundo, o Jocker e o Mancha-Negra, a coisa fica um bocado difícil, salvo enquanto forma disparatada (e assegurada) de suicídio colectivo. Eu, pelo menos, não me vislumbro a perder o sono por causa de tão fabulosa coligação.
Mas, se calhar estou a colocar mal o problema. Na verdade, inventar uma alarvidade dessas até nem deve ser difícil: basta congregar um grupo de alarves numa "brainstorm" e o fruto germina automaticamente, em cachos rubicundos. O misterioso, de facto, é como raio é que alguém, no seu perfeito juízo, dotado de faculdades intelectivas, consegue acreditar numa alarvidade grosseira destas -uma super-teoria da super-conspiração digna de várias sessões de electroterapia no hospital Júlio de Matos?...
Resposta: não consegue.
Tal prodígio de rastejamento intelectivo, para acontecer, requer a necessária confluência de dois portentos: uma máquina de propaganda colossal e, em tandem ainda mais frenético, uma desmiolação das massas a raiar a lobotomia perfeitamente ubesca. Ora, logo por azar, esses são os dois maiores impérios que, na hora presente, subjugam este desgraçado planeta: o Império da Mentira e o Império da Estupidez.
Porque, realmente, quando a máquina da propaganda se dá, em simultâneo, ao desplante e ao desfrute de inverosimilhanças tão javardas e grosseiras é um sinal inequívoco da confiança absoluta que tem no grau de pocilga mental em que apascenta o mundo.

Sem comentários: