sexta-feira, fevereiro 17, 2023

Espelhos e arreios




 "Um livro é como um espelho: se um asno nele se debruça não pode estar à espera de ver um anjo." Escreveu Lichtenberg no seu "Aforismos".

O analfabetismo é uma vergonha; o analfabrutismo é um despudor. O analfabeto envergonha-se de não saber coisas básicas; o analfabruto faz gala da sua rasquice ufana e campeã.  Assistimos, em forma de enxurrada, a tempos de bacoquice (para ser piedoso) roncante e pesporrente. 

Mas seria importante que, à partida, se entendesse o básico. Convinha, para começar, não confundir instrução com educação. São duas coisas, substancialmente, distintas. Até pela gravidade dos sintomas. Em termos de instrução temos uma situação muito grave; em matéria de educação a coisa já alcançou proporções de catástrofe.

Num postal adiante, quando tiver mais tempo, alongar-me-ei sobre tão belas e crocantes questões.

PS: Em boa verdade, Lichtenberg escreveu "macaco". Eu apenas glosei para "asno". Alterei na zoologia, sem desfavorecer no sentido. Bem pelo contrário...  actualizei.

4 comentários:

Anónimo disse...

Quase off topic , ou talvez não , porque a ignorância é uma arma

https://www.zerohedge.com/markets/east-palestine-residents-may-already-be-undergoing-dna-mutations-class-action-lawsuit?utm_source=&utm_medium=email&utm_campaign=1258

xenosider disse...

Mais um que aguardo com grande expectativa.
Bem haja pelas suas intervenções que deveriam ser de leitura obrigatórianas escolas.

marina disse...

e no seguimento do comentário anterior : Eclesiastés 8:1 -:)

dragão disse...

A benevolência dos olhos revela a grandeza da alma. Eis a verdadeira Beleza! :O)