quarta-feira, janeiro 04, 2023

O Jogo do Nada

 



Mais um ano, mais uma viagem!  E o desgoverno lá continua, na sua saga mirabolante. Quem me conhece sabe que eu insisto na tese que não temos uma problema de governo (é irrelevante quem para lá desça, o buraco não muda, apenas se aprofunda): temos, outrossim, um problema de regime. Só que, actualmente, a adicionar à ausência de governo, temos também a inexistência de regime. De nada adianta, pois, alguém bradar para que se mude uma coisa quando nem sequer há coisa alguma para mudar. Até aqui, havia a indumentária e a máscara, faltava o portador. Agora, suspeito bem, nem país, nem regime, nem governo.  Resta apenas um jogo infantil. Em que dois bandos se entretêm a jogar às escondidas. Dum lado os que fazem de governo (e regime); do outro, os que fazem de jornalistas e procuradores. A brincadeira consiste em aquele que faz de Presidente (do regime) investir os que fazem de governo. Uma vez investidos, estes, correm a esconder-se nas mais diversas tocas, buracos (o buraco da saúde, da educação, da defesa, etc) e esconderijos, para o que dispõem de cerca de 24 horas. Decorrido isso, os outros,  os tais que fazem de jornalistas e procuradores (sendo que, não raro os jornalistas fazem de procuradores e os procuradores fazem de jornalistas), largam esbaforidos e desatam a tentar descobri-los e denunciá-los, com grande alarido, entusiasmo e espalhafato. Aquele que for descoberto vê-se, ruidosa e publicamente, deposto, bem como afastado durante um pequeno período de tempo. Para o seu lugar, o chefe do bando nomeia outro, que o presidente investe. E o jogo lá prossegue. Nos putativos e fugazes intervalos em que o público entretido (e embeiçado) com esta cegada pueril se interrogasse, eventualmente acerca do futuro ou - mais excêntrico ainda - do plano/ideia/mera fezada - para Portugal (não riam, vá; desculpem o palavrão!...), constataria o óbvio ululante: essa é uma ideia que nem sequer lhe ocorre, a ele, público. No que, em absoluta harmonia  e compenetrada solidariedade, se irmana e equivale, com todos aqueles jogadores afanosos a cujas trepidantes peripécias assiste. Todos, refira-se, não apenas por falta de bagagem intelectual, profissional e moral, mas, ainda mais, por completa falta de tempo.

 Ao público, tudo bem pesado, apenas o distingue o facto de ser aquele que tapa os olhos com as mãos e conta... até nunca mais.

10 comentários:

Vivendi disse...

Este regime só desaparece com a implosão da UERSS.

Até lá vai ser continuar com a destruição de Portugal e dos portugueses.

Anónimo disse...

Oh Dragão , quando tiver um tempo vago , vá estudar o artigo 125 e 126 da Lei do OE para 2023 , adivinho que venha daí prosa para risota ...

dragão disse...

Vou imediatamente tratar disso. Sou um estudioso impenitente!

dragão disse...

Já agora, ilumine-se, caro anónimo das 1.24: refere-se àquela palha em redor de saúde, receitas e respectivas cobranças? (que com isto de labirintos legais não se brinca)...

Anónimo disse...

Alertado pelo Confrade, fui ver o art. 125º. Aqui fica a epígrafe da obra de arte:

"Artigo 125.º
Espaço Gisberta - Resposta integrada de apoio à vítima LGBTI+"


Miguel D

dragão disse...

Ah, estava então eu equivocado, para não variar. E lá em cima outro equívoco: onde reza "ilumine-se" deve ler-se "ilumine-me".

Bem, caro Miguel, para começar o meu obrigado pela pista, e ainda mais obrigado ao "anónimo" que garimpou o tesouro. Realmente, digno da atençâo deste velho (mas ainda firme e desembaraçado) pirata.

Aguardem só pela bojarda.

Anónimo disse...

Caro Dragão , visite também o artigo 126 : ou muito me engano ou a masculinidade ( e feminilidade também ) tóxica dos portugueses vai começar ser taxada

Anónimo disse...

( li que nos estados unidos -as minúsculas são propositadas - já têm por lá uma taxa parecida , as grávidas de côr têm agora direito a subsídio próprio ...)

Anónimo disse...

( será o tal pugressu , digo eu. )

dragão disse...

Já comecei os estudos...unidos. :O) Entre as duas pérolas. Ambas são propostas do PAN, inicialmente rejeitadas, mas depois aceites pela choldra absoluta. Aliás, a "Taxa rosa" chega a ser emblemática. Quanto ao "Espaço Gisberta" até uma autoridade policial engloba. Isto vai ser um fartote. :O)
E sim, a "taxa rosa" é uma importação directa dos anglo-sacholas em geral. Até aí já investiguei.