terça-feira, abril 18, 2023

Homero, educador da Grécia

 







                                    - Werner Jaeger, "Paideia"  (daqui, free online, aproveitem)

Este postal vem a propósito duma questão dum emérito comentador desta casa. E também duma obra que lhe sugeri a propósito duma iniciação a um conhecimento mais sério da cultura grega. O trecho em epígrafe é dum alcance que ultrapassa  a própria cultura grega, na medida em que também se aplica a muitas repercussões deste paradigma original no percurso daquilo a que se chama a Civilização - a única, aliás, a autêntica, a verdadeira: aquela que germinou da poesia de Homero. E o sinal disso mesmo é que, por exemplo, eu fui educado sob os auspícios fundadores da poesia de Camões; como os russos foram na poesia de Puskine, os franceses na de Rabelais, os espanhóis na de Cervantes  ou os germânicos na  de Goethe. No fundo, são todos epifenómenos de Homero. Ou seja, cada povo molda o seu carácter e a sua gesta a partir duma poesia constituinte. E essa é que é a verdadeira Constituição. Ontologicamente falando; e não apenas como exercício de paleio abstracto. E abstruso. 

E também não deixa de ser reconfortante saber que de todos aquele que mais próximo se afigura, no tema, mas sobretudo na língua, é o nosso Luís Vaz.

PS: Uma palavrinha sobre Shakespeare. Os bárbaros não o merecem e apenas desmerecem dele. Mas, curiosamente, não descende de Homero: apenas dos Trágicos.


9 comentários:

Vivendi disse...

Como costumo dizer... o Ocidente só se safa com uma verdadeira filosofia cultural. E está tudo no passado. As raízes essas são milenares.

Por cá é a missão de todos nós cuidar do legado Ibérico... provido da matriz Greco-Romana-Cristã.

Figueiredo disse...

Ao ler o seu comentário pensei por breves momentos que terminaria «...provido da matriz judaico-cristã...», chiça!

Vivendi disse...

hehehehee!!

Aqui no legado ibérico essa matriz não encheu chouriços!!!
Fez umas alheiras e olha lá.

Figueiredo disse...

Um tema curioso esse dos «valores judaico-cristãos» que ninguém sabe o que isso é nem tão pouco faz parte da Identidade e Tradição de Portugal, dos Povos da Península Ibéria, da Europa e dos Europeus, que têm na sua origem e são profundamente influenciados, na sua Cultura e Sociedade, pelo Paganismo e o Cristianismo.

Por cá, e para além das alheiras, que é um dos meus petiscos preferidos, temos uma força política liberal/maçónica - o Partido Chega (CH) - a propagandear essa mentira dos «valores judaico-cristãos», sendo um exemplo disso um artigo recente escrito pela Sr.ª Deputada, Rita Matias, onde se lê o seguinte:

«...A pedofilia e pederastia que eram práticas aceites no império Romano ou na Grécia Antiga, foram banidas pela influência judaico-cristãs nessas sociedades...»

No entanto, a Sr.ª Deputada, Rita Matias, e o Partido Chega (CH), que adoptam um discurso em prol da Família e contra a pedofilia, apoiam o regime liberal, nacional-socialista, narco-traficante, genocida, homossexualista, e pedófilo, da Ucrânia liderado por Zelenski.

E isto para não falar-mos sobre a promoção e prática acentuadas do homossexualismo/pedofilia, por parte dos Judeus, conforme indica o livro sagrado do Judaísmo:

«...Se um homem adulto tiver relações sexuais com uma criança com menos de três anos de idade, todos concordam que este não é um acto sexual significativo, porque ter um relacionamento com uma criança menor de três anos é como enfiar um dedo no olho. Assim como uma lágrima que é derramada quando um dedo é inserido num olho será substituída por outra lágrima, assim também a virgindade de uma menina com menos de 3 anos será restaurada, porque o hímen dela crescerá novamente...»

Fonte: Talmud, Tratado Ketubot 11b, Edição Steinsaltz, volume 7, pág. 145; tradutor e curador: Rabino Israel V. Berman, New York, Random House, 1991

Pois é, coisas que ficam por explicar, mas a mais recente pérola desse grémio foi o Projeto-Lei 705/XV/1.ª:

https://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063484d364c793968636d356c6443397a6158526c63793959566b786c5a79394562324e31625756756447397a5357357059326c6864476c32595338784e44513559574d324f4330774e7a566d4c54526b4e3249745954646d4d43307a4d6d45344f5459354e574d784e7a41755a47396a65413d3d&fich=1449ac68-075f-4d7b-a7f0-32a89695c170.docx&Inline=true

Onde o Partido Chega (CH) - que se posiciona nos seus discursos e na Internet contra a ideologia de género - afinal, é na realidade um apoiante e promotor dessa mesma ideologia género que tanto critica.


Post-Scriptum: Já que estamos numa de Gregos aqui no blogue, seria de todo o valor, um artigo de combate ao revisionismo que a Sr.ª Deputada acima referida pretende promover, pois essa história da «...pedofilia e pederastia...» serem «...práticas aceites no império Romano ou na Grécia Antiga...» não corresponde à verdade.

dragão disse...

Caro Figueiredo,

Isso do tal Chega ninguém percebe muito o que seja... Tirando o mérito de irritar muito, aparentemente, a extrema-esquerda e o extremo-centro, vá-se lá saber muito bem porquê (se calhar por reflexo pavloviano de pacotilha), interessam-me tanto como qualquer Quim Barreiros ou Emanuel da praça. Aliás, já tínhamos a música pimba, agora temos política pimba também. Parece que quer destronar a política rasca e a política murcha. Um excremento em rebelião contra a fossa!... Deixá-los lá nas suas fermentações e libertações gasosas. O que a deputada Rita Matias bolça ou eructa naquele imbecilódromo de eleição tem tanto valor - aliás, menos, bastante menos - que o coaxar das rãs no ribeiro aqui defronte. :O)

Qualquer indivíduo que use em tom sério esse super-oxímoro "judaico-cristão" define-se e desqualifica-se automaticamente.

Figueiredo disse...

Pois, mas o problema é que é uma minoria e os seus acólitos na Assembleia da República (AR), que agora virou uma universidade composta por gente medíocre, mal-intencionada, parola, psicopata, e chulética, que Governa e decide pela Maioria dos Portugueses que não se revêem nesta baderna, neste boeiro em que se transformou Portugal, e acabam por sofrer as consequências de uma nefasta agenda política, económica, e de engenharia social, que rechaçam profundamente mas não têm quem, ou meio, que os represente e faça frente a esta escumalha, que de uma ponta à outra mentem de múltiplas e variadas formas para manter este criminoso, corrupto, e anti-democrático, regime liberal/maçónico.

Infelizmente, algumas pessoas em desespero deixam-se levar pelos falsos profetas, e lá vão meter o seu voto, depois admiram-se.

Como diz o Sr.º Dr.º Alberto João Jardim:

«...Desde um extremo ao outro do espectro partidário português, estes partidos são todos iguais no seu conservadorismo de regime. Fingem-se combater uns aos outros, só para enganar os Portugueses mais distraídos.
Porém, estão alinhados, todos e ainda que em estilos diversificados, sob as mesmas batutas que controlam a imposição do sistema político-constitucional ainda vigente...»


Post-Scriptum: O engraçado é vê-los a chamar socialismo ao que na verdade se chama liberalismo.

Vivendi disse...

DISCUTE-SE O CHEGA, MAS NÃO SE DISCUTE O PS

Acusam os adeptos do Chega de não se discutir o PS, mas apenas o Chega.
Afinal, de contas, dizem eles, é o PS a causa de todos os males.
Acrescentam que o Chega está aqui para consertar os estragos feitos pelo PS.
Aduzem, finalmente, que, para tanto, o Chega tem que ceder em algumas posições.
Ora bem, já se sabe que o PS é o diabo.
Isso é incontestável, e por isso é que é ocioso desmascarar aquilo que está à vista de toda a gente.
Agora, o Chega chegou como a salvação, arregimentando um segmento muito insatisfeito do eleitorado, através de um discurso marcadamente nacionalista.
Depois, começaram as concessões.
Foi mudando de posição, aqui e ali, fazendo uma trajectória para o socialismo social-democrata.
O Chega é hoje um Bloco de Chega, tecnocrata, NATO-Europeísta, absolutamente capturado pelos tentáculos do imperialismo financeiro.
Aos iludidos, posso dizer que se trata de um caminho sem regresso.
E que o Bloco de Chega cairá com o declínio dos seus donos.

Ponte de Lima, 19 de Abril de 2023.
Rui da Fonseca e Castro

Vivendi disse...

Projeto-Lei 705/XV/1.ª - CHEGA
PROMOÇÃO DA IDEOLOGIA DE GÉNERO NAS ESCOLAS
O Chega apresentou projeto-lei visando a alteração do artigo 12.º, n.º 2, da Lei n.º 38/2018, de 7 de Agosto, e a introdução de um novo artigo 12.º-A no mesmo diploma legal.
É a seguinte a nova redacção proposta pelo Chega para o referido artigo 12.º, n.º 2:
"Os estabelecimentos do sistema educativo, independentemente da sua natureza pública ou privada, devem garantir as condições necessárias, sem comprometer a privacidade e segurança da comunidade escolar, para que as crianças e jovens se sintam respeitados de acordo com a identidade de género e expressão de género manifestadas e as suas características sexuais."
É a seguinte a redacção proposta pelo Chega para o referido artigo 12.º-A:
"Os espaços escolares devem assegurar o acesso a instalações sanitárias e balneários divididos pelo critério de sexo masculino e feminino, sem prejuízo de também poderem disponibilizar espaços não caracterizados a que se pode aceder sem qualquer critério de género."
Portanto, o Chega defende o seguinte:
- Que pode haver uma "identidade de género e expressão de género" oposta ao sexo masculino ou feminino de qualquer pessoa;
- Que tal pode ocorrer em crianças e jovens;
- Que as escolas devem ter instalações sanitárias e balneares para as crianças e jovens que em qualquer momento decidam que não querem usar aquelas que se encontram reservadas ao seu sexo.

Ponte de Lima, 19 de Abril de 2023.
Rui da Fonseca e Castro

Alma Portuguesa disse...

Atenção que essa Rita Matias vale a pena! Já a vi em cuecas na praia! Aproveitem o que há de bom naquele penico da AR. E olhem que há pouco!