sábado, março 04, 2023

Odisseus, ou Ninguém para os polifamosos

 Dedicado às minhas "deslumbrantes leitoras", em especial, e  aos meus destemidos leitores, em geral.


Qual é o princípio e o fim de um círculo? Os Antigos gregos chamaram-lhe perfeição, ao movimento circular. A vida, as estações, os astros, a realidade ensinam para quem quiser aprender: o fim é só um recomeço. A Odisseia de Ulisses consiste em partir para chegar ao ponto de partida. A de Jesus também. O Eterno retorno, que fascinou Nietzsche, poderia traduzir-se em qualquer coisa, na linguagem de Borges, como o Jogo da Eternidade. O mais misterioso e inescrutável de todos os ludismos: o da Vontade de Deus. O proto kinoun akineton, o primeiro motor imóvel que vela  pela eternidade e comanda o Cosmos de uma forma musical, sinfónica - não mecânica, mas magneticamente: não por tracção, mas por atracção. Quando partir para o meu recomeço é esta a mais bela imagem que levo no pensamento desta vida. Tentei estar ao nível da pauta imaterial... procurei, nem sempre a preceito, não me afastar muito do ritmo desse Coração cósmico, que palpita e dirige na intimidade dos seres vivos. Contra todas as desgraças e infelicidades, que foram tudo menos poucas e ligeiras, e ainda me  emboscam para o resto dos meus dias, nunca perdi essa felicidade infinita de escutá-lo, imperturbável, inamovível, perfeito.

Há Dele, segundo Aristóteles, uma centelha eterna dentro de mim: o meu, digamos assim, "proto kinoun akineton" próprio, ou seja, o meu intelecto activo, isto é, a minha inteligência. É ela que me permite escutar o ritmo da batuta e decifrar a pauta invisível. Há os que a desenvolvem, e os que a atrofiam. Há os que se afastam e os que se aproximam. Os intelectualmente passivos e os intelectualmente activos. Há os que são matéria e nela reciclam; há os que são inteligência e na música celestial se vão reencontrar e sublimar. O fim de tudo, o culminar da realização humana?... Quando me desenlear de todas as impurezas, tudo o que eu não sou e, finalmente liberto de todas as prisões, me elevar para sempre, transformado em música pura. É de lá que venho. Onde me cumpre chegar.



3 comentários:

marina disse...

Muito Obrigada , Drago. Perfeito.

Fernanda Viegas disse...

Caramba Dragão! O meu caro consegue sobrelevar as expetativas. Sublinho o que a Marina escreveu e reforço: Perfeito.

Anónimo disse...

( por mero complemento , e apenas por ter evocado o grande Borges )

« La tierra giró para acercarnos / giró sobre sí misma y en nosotros / hasta juntarnos por fin en este sueño , / como fue escrito en el Simposio. / Pasaron noches, nieves y solsticios; / pasó el tiempo en minutos y milenios. / Una carreta que iba para Nínive / llegó a Nebraska. / Un gallo cantó lejos del mundo, / en la previda a menos mil de nuestros padres. / La tierra giró musicalmente / llevándonos a bordo; / no cesó de girar un solo instante, / como si tanto amor, tanto milagro / sólo fuera un adagio hace mucho ya escrito / entre las partituras del Simposio. » ( Montejo )