sexta-feira, março 10, 2023

A estocástica aplicada




"Estocástico"... Sabem o que é? E, mais crocante ainda: Terrorismo estocástico, hem, que vos parece?

Preparem-se. Porque, assim como alguns outros termos bárbaros, não tarda aí em força. No "paraíso terreal" já ameaça velocidade de cruzeiro. E, pior que isso, de "cruzada" (ou melhor dizendo, como é uma arma de arremeço da esquerda woke , de chifrada).

Neste mundo - mesmo quando se esfarrapam todos no sentido contrário, a armar ao puguesso a vapor - a fatalidade das circularidades, recheadas de ironia, acaba sempre por prevalecer.  O fascismo - assim mesmo, com todas as letras - foi uma derivação extravagante do socialismo. A esquerda chucha murcha, agora em versão chupeta woke, descamba - só não digo a passos largos porque os anelídeos são desprovidos de patas - no fascismo. Assim, com todas as letras.

Só que, como compete a todo e qualquer bom totalitarismo orweliano, actuam por emboscada sonsa e meta-sarrafada,  sempre mascarados atrás de semânticas peregrinas e conceitos velhacos de carregar pela boca. Terrorismo estocástico não tem grande segredo: é só mais uma suavização abstrusa de "censura", "proscrição política", ou "inquisição laica". Para arreio, usufruto e regalo de eunucos mentais de guarda ao eco-harém.


PS: vejam se percebem a lógica da batata: actos terroristas aleatórios deixam de existir. Há todo um consequencialismo estatístico ao virar da esquina. Todo aquele que contrarie ou de alguma forma coloque em causa a "narrativa oficial", torna-se "estatisticamente responsável" e, consequentemente, incriminável por qualquer acto de "terrorismo aleatório" (o aleatório é o mesmo que "estocástico"). Quer, dizer, as (meta)autoridades adquirem um poder absolutamente discricionário sobre quem lhes é conveniente perseguir. Aposto que conhecem um caso muito actual e mediatizado disso mesmo. Aliás, um, não: vários.


6 comentários:

passante disse...

> totalitarismo orweliano, actuam por emboscada sonsa e meta-sarrafada,

Nah, o Orwell estava em cima dos métodos estalinistas, que eram um bocado século XIX, porrada dura no toutiço, à la russe.

O tipo que estava a topar o século XXI era o Huxley, metade da história actual já lá estava, o resto quase ninguém sonhava. Quem nasceu no século XX já está a pedir mas é uma reserva para se acoitar, que os nativos estão totalmente passados dos carretos.

dragão disse...

De acordo quanto ao Huxley. Já quanto ao 84 não dou de barato que seja sobre o stalinismo, ou apenas... Se é o Nós 2.0, então, e desculpe lá o Roger, mas Us not Them.

Ronan disse...

Curiosamente (e isto é uma mera opinião pessoal) sempre achei que o "1984" era a sociedade que vinha a seguir ao "Brave New World". No fundo, um pouco como aquilo a que estamos a assistir agora.

Ou seja: de início vivia-se no admirável mundo novo - putas burguesas, pessoal completamente queimado por drogas, deboche, álcool e todos os delírios que as Mega Corporações e o Ultra Capitalismo cagam, para manter o gado anestesiado e servil.

Depois - quando o Capitalismo Selvagem inevitavelmente colapsa (por excesso de corrupção, incompetência e ganância pura) e arrasta consigo a sociedade de consumo, então surge o "Mano Mais Velho" para pôr ordem nos Mitras à base da cacetada e obrigar os servos a servir a Casta Superior em troca de migalhas, "dois minutos de ódio" por dia (para aliviar o stress) e umas visitas ao Room 101, para os terroristas que não aceitam a Paz Social.

Basta ver o que se está a passar neste momento nos States... onde eles já estão a passar do Huxley para a fase Orwell. É só o Governo reescrever a Constituição e eles mandam logo os pretos, os transexuais e os Antifa todos para campos de "reeducação". E depois é só pôr o pessoal todo a vestir fatos-macaco "inclusivos" .

Just my 2 cents, como se diz na terra do Rato Mickey.

Anónimo disse...

Sr Dragão , não gostou da Sra mutante Cobra ?

https://m.youtube.com/watch?v=7CXj0AGuh4c

marina disse...

não conhecia essas experiências, anónimo. perfeitamente transponíveis para os humanos. substituir mortalidade infantil por baixa taxa de natalidade e já está.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ralo_comportamental

Figueiredo disse...

George Orwell escreveu «1984» baseando-se no regime da Inglaterra e nos métodos Britânicos, tendo em conta a sua experiência nos serviços de informação Ingleses, e não na União Soviética ou em «métodos estalinistas».