domingo, junho 27, 2004

A DISEUR


Definitivamente, é um mistério. Ao princípio achei que era apenas mais uma bizarria - há pr'aí tantas. Mas depois fui-me apercebendo do método, do recurso sistemático. Agora, ainda antes dela abrir a boca, eu, perplexo já adivinho o estilo, a cadência, o poema. Vocês, leitores, que sois gente inteligente, peritos nestas coisas, talvez me possais explicar. Agradecia-vos muito. O enigma é o seguinte: Porque é que sempre que os jornalistas -sejam eles quais forem e a que hora for - lhe fazem perguntas, a Celeste, das ventas em epígrafe, desata a declamar poesia?
E o pior não é isso. O pior é que eu, que, apesar de várias lobotomias, não sou inculto de todo, por mais que tente, não consigo identificar os autores.
Mas que a senhora tem jeito, ah, disso não restam dúvidas. Vê-se que é da escola do Vilaret, uma diseur e peras!...
Deve ser por isso que, ultimamente, a Justiça deste país parece estar em vias de trocar o Direito pela "encenação". Não tarda muito, até por imperativos de mercado e rentabilização maximizada do espectáculo, em vez de levarem à barra, levam logo é ao palco. Ao menos, sempre podem cobrar bilhetes. O La Feria que se cuide.

2 comentários:

josé disse...

A pior ministra da Justiça, desde sempre!
É uma fulana com topete para dizer repetidamente ( eu ouvi), na TSF e com voz segura de quem está a dizer imbecilidades, não tendo capacidade para as topar: "mandatos de captura"!!!

Dizer repetidamente "mandatos de captura" , sendo advogada e ministra da JUstiça, é o espelho da mediocridade do GOverno de que se faz parte.

Qualquer jurista de meia tijela sabe que uma ordem para alguém ser capturado é um MANDADO, não um mandato!
UM mandado é uma ordem escrita.
Um mandato é um contrato e pode ser também um acto jurídico em que alguém confere poderes a outrém para praticar actos jurídicos em seu nome.
São coisas substancial e formalmente diferentes e só uma pacóvia as confundiria.
Não admira que se atire para o verso de pé-quebrado...

zazie disse...

olhe que eu não sei não... a bem dizer há para aí umas "buscas" com tantos pezinhos de lã que se não foi por escrito e com pedido de autorização ...
";O)))