sexta-feira, junho 11, 2004

Acerca da Hipocondria


Hipocôndrio - do grego hypo (debaixo, sob)+chóndrion (cartilagem)-, significa etimologicamente «situado debaixo das cartilagens». Especificamente, refere a região do corpo humano situada sob as costelas flutuantes. Parece que os antigos (os gregos do tempo de Hipócrates, julgo eu), acreditavam localizar-se nessa zona -nos hipocôndrios, portanto -, uma "moléstia nervosa causadora de tristeza". É daí que advém o termo "hipocondria", nome dessa moléstia.
Assim, os portugueses, povo ancestralmente dado a telhas e neurastenias, dispepsias e consumpções imaginárias,poderia padecer dessa maleita prefigurada pelos antigos. Há quem defenda essa tese.
Não vou tão longe. Concordo que é realmente qualquer coisa que os atormenta sob as cartilagens. Algo que atavicamente se lhes incrusta nas entranhas. Mas não acho que seja tristeza hormonal (se é que a medicina me permite esta liberdade semântica), nem, tão pouco, morbidez delirante. Do que tenho assistido ao longo da vida, e em cada dia se repete, acho que são mesmo gases. Flato e ventosidade congénita.
E, depois, uma clara descompensação social: as classes populares investem excessivamente no flato; as pesudo-elites reprimem muito o traque, mas, em contrapartida, desbragam-se no arroto. Encurralado entre o pivete e a halitose, o país, desesperado, comprime as narinas e não avança. Nem respira.

1 comentário:

zazie disse...

Podes crer... as telhas os gases, o flato, o vai-se andando...os queixumes com o tempo, tudo coisas que me apoquentam... “:O)))

Pura e simplesmente devo sofrer do mal inverso: não sei o que isso é: no máximo vem-me o spleen que é uma maravilha- devo fazer parte do lado B dos tugas- o tuga básico “:O)))