terça-feira, janeiro 08, 2008

O Velho Testamento



Na imagem em epígrafe, podemos ver o Cartaz que espera George W. Bush à chegada a Jerusalém, durante o seu actual périplo pelo Médio Oriente.
Para fundamentar e escorar devidamente a imagem, permitam que junte algumas passagens bíblicas que comprovam, à exaustão, da legitimidade da mesma, bem como da inefabilidade santa da metodologia então utilizada.

«Terminado o massacre dos habitantes de Ai tanto no campo como no deserto, para onde haviam saído em perseguição dos israelitas, depois de todos terem sido passados ao fio de espada, todo o Israel voltou à cidade, matando toda a população. O número dos que morreram naquele dia, entre homens e mulheres, foi de doze mil, todos da cidade de Ai. Josué não retirou a mão que tinha levantada com o seu dardo, até serem mortos todos os habitantes de Ai. Os israelitas tomaram para si os rebanhos e o espólio da cidade, conforme o Senhor havia ordenado a Josué. Josué incendiou a cidade de Ai, reduzindo-a para sempre a um montão de ruínas, como ainda hoje está."
- Antigo Testamento, (Josué, 8, 24-28)

«Então, Josué, voltando, tomou Haçor e matou o seu rei. Haçor era, antigamente, a capital de todos esses reinos. Passaram a fio de espada todas as pessoas que viviam nesta cidade, votando-as, depois, ao anátema. Nada ficou de quanto nela vivia e Haçor foi incendiada. Josué tomou também todas as cidades desses reis aliados, passando-os a fio de espada, acabando por votá-los ao anátema, segundo a ordem de Moisés, servo do Senhor
- Idem (Josué, 11, 10-12)

«Foi nessa altura que Josué se pôs em marcha e exterminou os anaquitas da montanha, de Hebron, de Debir, de Anab e de todas as montanhas de Judá e de Israel, votando-os ao anátema com suas cidades. Não ficou nem um único anaquita na terra dos filhos de Israel; escaparam apenas alguns em Gaza, Gat e Asdod.»- Ibidem (Josué, 11, 21-22)

«Em seguida, subiu com todo o Israel de Eglon a Hebron, e atacaram a cidade. Tomaram Hebron e passaram a fio de espada a cidade com o seu rei, os seus arrabaldes e tudo o que nela vivia, sem escapar ninguém, como tinham feito em Eglon. A cidade foi votada ao anátema com todo o ser vivo. Dali, Josué voltou-se contra Debir, com todo o Israel, e atacou-a. Apoderou-se dela, juntamente com o seu rei, passou-os a fio de espada e votou ao anátema todo o ser vivo que nela havia, sem escapar ninguém.»
- Ibidem (Josué, 10, 36-39)

Em resumo, é bom saber que ainda há quem se mantenha fiel às tradições ancestrais. E, que diabo, heranças são heranças. Especialmente, em se tratando de empáfia, fanatismo psicopático e predestinacinha. Nesta chicana toda, só vislumbro um ligeiríssimo embaraço: Ai as velinhas!... Ai a máscara!...




48 comentários:

Anónimo disse...

O que é que pretende ao certo ao vir para aqui com excertos (escolhidos criteriosamente) de um texto presente em todas as igrejas cristãs?

Anónimo disse...

folgo em saber que o camarada dragão aprofunda a teoria marxista-leninista avançandouma poderosa embora não original argumentação ateísta que é repetida até à exaustão no blogue do bode

Anónimo disse...

«O que é que pretende ao certo ao vir para aqui com excertos (escolhidos criteriosamente) de um texto presente em todas as igrejas cristãs?»

Já vi que o português, para si, é uma linguagem excessivamente complexa.
Eles dizem que Ihavé lhes deu Israel. Argumentam a autoridade bíblica como documento histórico. Eu expus em que moldes decorreu a dádiva. Chama-se seguir a lógica. Há alguma imprecisão nas citações?...

Caro psquiatra,

é mais honesto o bode velho que grande parte dos cristãozinhos de algibeira que por aí se avistam. É histérico mas não é sonso. Pelo menos não acumula.

Anónimo disse...

Com tanta leitura da bíblia, um dia destes ainda veremos o Dragão a evangelizar criancinhas e o Engenheiro Ildefonso Caguinchas num confessionário perto de si a confessar Virgens impuras... (pl)

Anónimo disse...

Todos os Povos conquistaram e/ou defenderam as terras que ocupam actualmente através de «expedientes» (guerras, massacres, pilhagens, rapinas diversas, etc...) similares.

Também é verdade que nem toda a gente diz que a terra lhe foi «dada» por uma divindade, mas isso cada um tem as suas tradições e eu cá sou muito favorável à preservação das tradições. :)

Não.
Não há qualquer imprecisão da sua parte.
As citações fazem parte de um prazenteiro e bucólico livro (a fazer lembrar Cesário Verde), tido como sagrado por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.
O livro chama-se...Bíblia!

A Bília Católica, por exemplo, é constituida por 73 livros (46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento), entre os quais, o Livro de Josué, de onde o caríssimo Dragão retirou estes suculentos nacos de esplendida (e divinamente inspirada) prosa.

lol

Anónimo disse...

«O livro chama-se...Bíblia!»

Não me diga... Espantoso!

Anónimo disse...

ih! ih! ih!. Caro Dragão qual o espanto? Há sempre alguém a descobrir a Verdade a cada momento. No presente foi como que uma Revelação...
Um dia destes tem que nos contar como é que o Engenheiro conheceu a Monica Roccaforte...

Anónimo disse...

Aviso ao consumidor.

zazie disse...

"Pelo menos não acumula"

ahahaha
Podes crer. Às vezes penso no mesmo.

O anónimo tolinho é que nem sabe a difrerença no Catolicismo inicial entre a Velha Lei- Sinagoga de olhos vendados e a Nova Lei de Cristo.

Só os evangélicos é que gostam de se agarrar à "ideologia" do Antigo Testamento para defenderem coisas bem parecidas com estas dos povos eleitos. O Deus do Novo Testamento não tem nada a ver com este.

Mas o Antigo Testamento é mesmo a justificação histórica e geoestratégica dos sionistas. O proletário vermelho devia saber, mas só tem olhinhos para gulagues.

zazie disse...

Os gulaguitos e o Guatari fritaram-lhe a mioleira.

ehehe

Anónimo disse...

Desculpem o mau jeito.
Aviso ao consumidor.
(11:56 AM)

http://rprecision.blogspot.com/2007/11/aviso-ao-consumidor.html

Anónimo disse...

Zazzie, Bom Ano!
e, para já, a boa forma continua...
a clausura tem sido benéfica!
..."justificação histórica e geoestratégica dos sionistas", e também dos evangélicos americanos de extrema-direita apoiantes do Grande Israel.
Saudades ao Timshel.

Anónimo disse...

A Zazie, antes de começar logo a recorrer ao insulto (típico de quem não tem argumentos ou quer lançar «fumaça»), deveria talvez informar-se mais um pouco.


Os excertos aqui transcritos fazem ou não parte da Bíblia Católica, tida, NO SEU CONJUNTO, como SAGRADA ESCRITURA INSPIRADA POR DEUS?

São ou não lidas passagens do VELHO TESTAMENTO (Torah) nas Missas?

É ou não verdade que os Cristãos, Católicos incluídos, defendem que aquelas terras foram «dadas» aos Judeus, por VONTADE DIVINA, em virtude da Aliança?

É o não verdade que sem a noção de Povo Eleito (através da Aliança com Deus) cairiam completamente por terra não só o Judaísmo como também o Cristianismo (pois o Messias era suposto nascer entre os Eleitos), pois deicaria de fazer sentido?

Não há qualquer proselitismo da minha parte, pois embora baptizado católicamente não sou crente e, por isso, não estou a dizer que defendo o conteúdo bíblico.
Apenas não gosto de ver as noções serem «estropiadas» ao sabor de «azias», «achaques» e/ou «conveniências».

"O Deus do Novo Testamento não tem nada a ver com este."

ahahahahah
Querem ver que é outro!
Então é só UM, ou são vários!
Então o Messias não nasceu em virtude da «promessa» do Antigo Testamento?
Gostava de a ver dizer isso frente à Cúria Romana...

Anónimo disse...

Quem cada vez se dá melhor comos Judeus (na sequência até do Papa anterior) é Sua Santidade bento XVI!
Essa é que é essa!

Anónimo disse...

Bah...Também está escrito na Bíblia que enquanto o Judeus não se converterem nunca terão paz na sua terra...

zazie disse...

ó tolinho, arranja nick e depois falamos. Até os animais domésticos têm nome.

zazie disse...

Se quiseres dou-te umas ditas: jacó. Mas tolinho também serve. Agora anónimo, não. Nem o gato da minha vizinha trato por anónimo.

zazie disse...

se não te agradar nenhum dos dois, tens o "monguito prometido" que vai ser um it.

Faz lembrar aqueles pretinhos que se apertavam na barriga e chiavam e que vinham com uma espécie de smarties tugas.

Anónimo disse...

Você consegue raiar o ordinário e essas suas piadinhas jocosas comigo não pegam.


Quer que eu arranje um «nick»?
Se isso fizer com que fiquemos a saber as suas (por certo) doutíssimas teses teológicas e responda às questões simples que fiz, pois bem, pode ser.

zazie disse...

Olha só, a ver se não foi buscar o nome à gaveta

ahahaha

Lindo menino, e obediente.

Que questões é que colocou? eu não vi nada

":OP

Anónimo disse...

Algumas verdades aborrecem (pois não «dão jeito»), não é, adolescente Zazie?!

Felizmente que quem determina a Teologia Católica (a qual apenas reproduzi) é Roma, e não uma qualquer blogueira armada ao pingarelho.

Embora me tenha afastado da crença conservo aindas duas virtudes cristãs: a paciência e a caridade.
Você bem precisa.

zazie disse...

ahahahaha

Esta da adolescente é que foi o máximo. Já me fez o dia

":O)))

beijocas ricardinho. Quando tiver tempo para entender a alta teoria que colocou respondo.

Até agora só vi um post com uma citação dos judeus in illo tempore a justificar o mesmo que fazem no nosso tempo...

Por isso... se são eleitos por Deus, deviam fazer como dizem os ortodoxos, esperar pelos últimos dias e dar tempo a Deus para cumprir a profecia.
Mas não, Eles estiveram-se nas tintas para Deus e sacaram a cena à custa do holocausto. E agora pedem aos americanos, e marimbam-se mais uma vez para o que Deus lhes disse...

Anónimo disse...

Alta teoria?!
Ora essa!

São apenas questões bastante simples.

Anónimo disse...

Uma coisa é certa: a Igreja Católica Apostólica Romana, tem o Velho Testamento como TEXTO SAGRADO (i.e, divinamente inspirado).
Tão simples como isso.

zazie disse...

so what?

isso justifica que os sionistas tenham sacado terra à má fila a quem lá estava? ou justifica que achem que é tudo deles porque são povo eleito e, como se não bastasse, essa eleição divina até lhes dá direito a usarem de todo o tipo de lobby para controlarem meio mundo e o submeterem aos seus interesses?

Também vem na Bíblia? foi aprovado no Concilio de Elvira?

zazie disse...

E a fazerem sacanagem como esta do caso do subprime que está mais que certo que foi manobra do lobbinho dos pencudos. Ou não tivessem o FED na mão lá na América e a Goldman Sachs na City a ganhar milhões à custa disso.

zazie disse...

Deve vir na Bíblia também. o direito dos eleitos sacarem para bolsa e fazerem render o tempo.

zazie disse...

A cena do subprime ainda tive dúvidas mas agora é mais que certo. Foram os gajos, os que têm uma única pátria para o que importa- o carcanhol. E a outra que não estiveram para esperar pela oferta divina- sacaram-na sempre primeiro e justificaram com Deus e com os nazis a historieta.

Anónimo disse...

Não estou a justificar nada nem a deixar de justificar.
Eu falava de outros tempos, do Velho Testamento, de Teologia e da Igreja, e não das diatribes de Israel, dos lobbis ou dos americanos.
E era disso que falava e era isso que se comentava, à luz dos excertos da Bíblia que o Dragão transcreveu.

Mas, desviando um pouco o assunto, a Zazie não pense que os americanos andam de borla.
Olha logo quem.
Julgam que os EUA os «amam»?
ahahah, deixa-me rir.
É que se Israel está à espera das boas graças dos EUA quando não houver mais pinga de petróleo em toda aquela região,bem acho melhor os israelitas arranjarem umas cadeiras.

zazie disse...

Claro que sei disso. O satã canino e o satã grandão, são unha com carne e tratam dos negócios a meias.

Quanto ao resto, do que estava a falar sei eu, mas não era resposta ao que o Dragão estava a falar.

Dito do modo que disse, serve para tudo, é casuística à boleia divina

":OP

zazie disse...

errata: tirar a vírgual entre os satãs e o verbo.

zazie disse...

A correcção histórica que lhe fiz dizia respeito à ligação entre o Antigo e o Novo Testamento. Não foi assim no início. Como eu disse, a velha lei até era bem satirizada nessa figura de velha feia e vendada- a Sinagoga, que ainda não tinha aberto os olhos par o Messias. Só mais tarde é que se vai fazer do Antigo Testamento um precurssor do novo, por antecipação profética da linhagem de David até Maria e Cristo.

Anónimo disse...

Ó chiça, porra, caralho, filho da márcia, conas da tia, cabrão da esquina, ervafrodita: isto está cheio de ricardos

Anónimo disse...

e de zazies!

LOL!

zazie disse...

"ervafordita"

looooooooolll

":O))))

Anónimo disse...

http://cocanha.blogspot.com/

no cocanha da zazie não
logo também é anónimo.
como quer a zazie que os outros deixem de ser anónimos quando ela o é?
já agora até se pode questionar se zazie é macho ou fémea. ou ambos!

dragão disse...

Realmente, a ignorância é mesmo a mãe do atrevimento.

As pessoas não sabem distinguir "anónimo" de "pseudónimo". Aqui, na blogosfera, então, é epidémico. Obsessivo. E ululante.

Mas que raio, nem a porcaria dum dicionário são capazes de consultar:

1. Anónimo - "aquele que não assina o que escreve"; "sem nome".

2. Pseudónimo - "aquele que assina com outro nome que não o seu".

A Zazie assina "zazie", como poderia assinar "Maria Ermengarda Epitalâmia" ou "Mafalda 605 Forte". É um pseudónimo.
Como o "Timshel", ou "maradona", ou "arrebenta", etc, etc.
Se alguém escreve um comentário ou um blog em que não assina com nome nenhum, nesse caso é um "anónimo". Como tantos aqui nestes comentários, ou como, por exemplo, o famoso "O Meu Pipi".

É assim tão difícil de perceber?

zazie disse...

ó tolinho: achas que se assinasse Margarida Vasconcelos sabias logo quem era? anónimos somos todos nós, os que não aparecemos na tv.

E, se soubesses um pouco de francês, percebias logo que as palavras que terminam em "e" são do género feminino. Claro que se conhecesses o Raymond Queneau percebias muito mais, mas já nem se pede tanto.

O que interessa é que eu sou zazie e qualquer pessoa sabe a quem se está a dirigir. Um anónimo é assinar de cruz, confunde-se tudo. Por essa razão é que os animais domésticos têm nome, porque não sabem assinar de cruz.

":OP

zazie disse...

Pore exemplo, neste caso, fiquei sem saber se estava a responder ao ricardo (que entretanto se tinha recordado do nome) se a um monguito que nem imaginação tem para inventar nick.

timshel disse...

"Por essa razão é que os animais domésticos têm nome, porque não sabem assinar de cruz."

loool

o que eu aprendo contigo

e já agora aproveito a deixa do manicómio para fazer minhas as palavras do camarada psiquiatra proletário e para refutar a ideologia pró-ateísta do dragão

Anónimo disse...

que lição a/o zazie deu!!!
mas tudo fica na mesma.
nem com ajudas 'externas'...
a tua má educação é sinónimo de falta de argumentos.
vai lamber "O Meu Pipi"!

Assinado:
Anónimo

Anónimo disse...

Não Zazie, não estava a responder a mim.

Concordo consigo quando se refere ao período de «ruptura» entre a recém-formada Igreja cristã e o Velho Testamento.

"Dito do modo que disse, serve para tudo, é casuística à boleia divina"

Admito que sim mas, religiosamente, é muito fácil caír nesse raciocínio perigoso.

Mas chegámos então à conclusão (inevitável) de que os excertos aqui transcritos pelo Dragão são considerados....sagrados.

Só uma nota.
Entrei como anónimo nesta animada discussão por alguma inexperiência e por distracção.
Entretanto «recordei-me» do meu segundo nome :)

Anónimo disse...

Ó Assinado Anónimo, a Zazie é a Zazie, Deus a proteja, e eu sou eu, diabos me levem.
Vamos lá a ver se percebe essa verdadezinha elementar e não inventa cabeleireirices desnecessárias. Vá com calma, vá com calma...

Anónimo disse...

Foram aliás este tipo de textos e reflexões (e muitas outras coisas) que me fizeram «caír» no agnosticismo.

Rejeito o ateísmo pois quis, de facto, afastar-me de todas as religiões e da sua incontornável dogmática. :)

zazie disse...

Uma vez chamei isso ao Dragão e ele até fez post. E depois ainda tive de apanhar com o gozo do meu irmão, que também é leitor da casa e eu nem sabia.

Cuide-se, Ricardo, vá por mim, não caia em mais nada.

Até porque a historieta ficou um tanto taralhouca- Deus só há um. Tanto faria ser o do Antigo Testamento como o do islão. Por aí era igual. O que é diferente é o relato histórico. E por aqui falou-se de relatos históricos justificados religiosamente.

Anónimo disse...

Correndo o risco de interferir em conversa alheia dado que a resposta ao 1º comentário já foi dada pelo visado quero apenas acrescentar que o problema é que não só o testamento é falso como além disso a arqueologia desmente as citações escolhidas e consequentemente o "direito de conquista" nelas expresso.
Quanto às velinhas, confesso que foi por via delas que encontrei este local, que tenho frequentado com alguma assiduidade, e com gosto. Foi também por via delas que descobri este massacre que óbviamente não tem direito a cera nem a memorial. Há massacres e massacres como o Dragão lembrava Domingo passado - uns com petição para memorial, outros apagados da memória.

Anónimo disse...

«De ambientes próximos do Palácio Chigi [NdT: sede do governo], centro nevrálgico de direcção dos serviços de informação italianos, faz-se notar que a não autenticidade do vídeo é provada pelo facto de Osama Bin Laden nele [vídeo] confessar que a Al Qaeda teria sido responsável pelo atentado de 11 de Setembro às duas torres em Nova Iorque, enquanto que todos os meios democráticos da América e Europa, e em primeiro plano os do centro-esquerda italiano, sabem muito bem que o desastroso atentado foi planeado e realizado pela CIA e pela Mossad com a ajuda do mundo sionista para colocar sob acusação os países árabes e para induzir as potências ocidentais a intervir seja no Iraque, seja no Afeganistão»

http://feioporcoemau.blogspot.com/2008/01/11-de-setembro-e-bin-laden-ou-mickey.html

Anónimo disse...

Os últimos em que os judeus passaram o fio da espada foram os palestinos.