quarta-feira, janeiro 03, 2007

Síndromes típicas

Fiquei a saber que existe a SDA, acrónimo de Síndrome de Dependência de Álcool, e a SAA, ou Síndrome de Abuso do Álcool. Da primeira estima-se que padeçam cerca de 580 mil portugueses; do segundo, à volta de 746 mil. A percentagem de mulheres copofónicas tem vindo a aumentar galopantemente.
Tudo isto é deveras preocupante. Mas não tão alarmante, apesar de tudo, como a SDT ou a SAT, respectivamente Síndrome de Dependência de Telenovela e Síndrome de Abuso de Telenovela. Destas, devem padecer, numa estimativa optimista, cerca de nove milhões e meio de portugueses. Não só mulheres com fartura, mas, sobretudo, criancinhas, agarradas ao ecrã desde a mais tenra idade. E cada vez mais homens, pelo menos na aparência.
Outras Síndromes consumptivas que devastam o rectângulo:
A SDF (Síndrome de Dependência do Futebol) e SAF (Síndrome de Abuso de Futebol);
A SDEP (Síndrome de Dependência do Erário Público) e a SAEP (Síndrome de Abuso do Erário Público);
Finalmente, e sem querer ser exaustivo (já que me ocuparia aqui o resto do dia), a SDEP (Síndrome de Dependência da Estupidez Popular); a SDOA (Síndrome de Dependência da Opinião Alheia) e, uma que me incomoda a mim muito particularmente, a SANP (a Síndrome de Abuso da Nossa Paciência).
É que tenho um pavio inversamente proporcional à gaita: curtíssimo.

3 comentários:

T-Regina disse...

E o que me diz dos galopantes SDE (Síndrome da Dependência de Estatuto) e do SAE (Síndrome do Abuso de Estatuto)?
Bom 2007, Dragão:) Saudações blogosáuricas

dragão disse...

É como eu atrás digo, cara amiga, exaurir todos as síndromes que atormentam o rincão levar-me-ia, não direi uma eternidade, mas lá próximo. Mas essas que refere são, de facto, bastante agudas e infestantes. Então aqui na blogosfera...

Um excelente 2007 para si.

Flávio disse...

Irrita-me particularmente o SDF português. Nem sequer a Alemanha, durante o seu mundial, dedicou tanto tempo ao futebol como nós.

Bom ano, Dragão!