domingo, setembro 16, 2007

Coisas que Abril Pariu

Como já tive oportunidade de dizer a um deles, e confirmo a cada nova mensagem que me fazem chegar, os nacinhalistas têm um conflito maior com a Língua Portuguesa do que com a imigração estrangeira (passe a redundância). Suspeito que tem a ver com a melanofobia (a aversão ao preto) que os aflige: Tudo o que seja preto complica-lhes com o entendimento, curto-circuita-lhes a mioleira. Seja primata, seja letra. Mas a letra ainda pior que o primata. De facto, superior à sua higiene racial só mesmo a sua iliteracia. Que não entendam patavina da mancha negra que lhes ameaça os horizontes, não me surpreende; agora que não percebam népia do que eu escrevo, deixa-me triste. Meditabundo.

Isto transporta-me a um outro considerando de ordem filosófica: hoje em dia, mais alarmante que o excesso de estrangeiros em Portugal (isso, mais ou menos drasticamente, sempre se resolve) é a escassez de portugueses.
Como se já não bastasse nascerem cada vez menos, são cada vez mais os que não chegam portugueses à idade adulta. E não é só a Língua que maltratam, ignoram e alarvemente tripudiam: é, pior que isso, a História. Até apetece mandá-los (dito à brasileira) ao Abriu que os pariu.

2 comentários:

josé disse...

Pá... temos o Vasco Lourenço, cultor exímio de patilhas e com ventoinhas nas palavras que se transformam em ditongos.

Temos depois essa luminária da esperteza portuguesa que dá pelo nome de Coelho. Aquele que soletrou um ameaçador "vocês há-dem ver", para dizer que quem se metia com o partido dele, levava sempre. E não era bem troco...

Ainda nos sobra o maior de todos, aquele que chegou mais alto, mais depressa e até mais longe porque esteve em todo o lado e nada aprendeu. Esse, colecciona livros a metro, sem os ler e quando lê, descodifica-os todos para o liguarejar do interesse próprio, sem horizonte mais longínquo que o do umbigo.

Agora, temos um genuíno produto desta horta de transgénicos.
Um rabanete, de curso a condizer e tirado em estabelecimento liofilizado pela súcia.

Com estes exemplares, querias o quê? Um novo dicionário etimológico da língua?

Caturo disse...

os nacinhalistas têm um conflito maior com a Língua Portuguesa

Pois é, meu filhadaputa mal letrado, mas tu é que dás erros de ortografia em barda...

De resto, quem não percebe nada do que os Nacionalistas escrevem és tu, meu monte de esterco engelhado.