quinta-feira, novembro 24, 2022

Patrocínio do otariado




 «In 2022, the Flemish government will pay €175 763.87 in membership fees to the World Economic Forum (WEF) and 27 000 Swiss francs (about €27 300) as participation fees to the annual meeting of the WEF in Davos. This is according to Flemish minister-president Jan Jambon's response to a parliamentary question by Flemish MP Sam van Rooy.»

A ver se eu percebo bem: o governo flamengo exala a expensas dos contribuintes flamengos; o tal de WEF exala a expensas do governo flamengo e, quiçá, de outros (des)governos do mesmo jaez (fora os super-privados e batmãs que tais, pela porta do cavalo). Portanto, o otário contribuinte - neste caso flamengo - tem muito com que se esmifrar e espremer todo. Até porque com a propriedade distributiva da exalação não se brinca.

Não que, neste especial caso, isso me cause especial aflição. Sobre os flamengos e a Bélgica em geral Baudelaire teceu considerações muito apropriadas. As únicas merecedoras de nota que li até hoje. Assim, de memória, e salvo erro, ficou-me na retina aquela do "a Bélgica é um bocado de merda que a França segura na ponta dum pau". Parece-me uma imagem justa. Tão apropriado como a capital desta Europa invertebrada ser, justamente, em Bruxelas. Nada como estabelecer (e emanar) no centro da substância.

2 comentários:

Vivendi disse...

Se o cidadão comum europeu percebesse as porcarias que os seus pulhíticos andam a fazer... este circo acabaria no instante.

Será que a Europa já cometeu o suicídio?

Ou ainda haverá margem para uma nova filosofia cultural para restaurar a civilização europeia...

Vivendi disse...

Juiz sem medo:

https://www.youtube.com/watch?v=NLTIUyi_qOg