sexta-feira, janeiro 30, 2004

O NÍVEL E O DÉFICE

Falando aos jornalistas após o debate mensal na AR, Durão considerou que «há um défice de cultura democrática no nosso país» e lembrou que «a mudança consegue-se dando o exemplo».
Portanto, meus senhores, além do "debate político" estar a baixar de nível, também o défice da "cultura democrática" aumenta.
O ideal seria que o défice baixasse e o nível subisse. Mas este, decididamente, é um governo às avessas: desde que assumiu funções, e ao contrário do que seria desejável, o nível do debate nunca mais parou de descer e o défice da "cultura democrática" nunca mais parou de subir.
Entretanto, também o primeiro ministro está a ser modesto; esquece os outros níveis que o seu governo, tão esforçadamente, tem baixado: o nível de vida da maior parte da população; o nível de educação; o nível da assistência médica; o nível das relações externas, etc.
Em boa hora, o Durão se confessa e tudo isto se revela. Ao menos, serve para refutar, duma vez por todas, todas essas más línguas que o acusam de só se preocupar com o combate ao défice. Défice?! Quer lá ele saber do défice: está em combate, mortal, é contra o nível!...
E nisso, ninguém pode negá-lo, tem sido exemplar.

Sem comentários: