sexta-feira, janeiro 30, 2004

DESABAFOS

Se há coisa que sempre há-de espantar os nossos políticos é a realidade. De vez em quando, sobrevêm-lhes flashes ocasionais da dita e é vê-los estupefactos e surpreendidos. É claro que isso só serve para fazê-los refugiarem-se ainda mais encanzinadamente nas miragens alternativas, sob o efeito de pílulas cor-de-rosa reforçadas. Mas, nesse raro entretanto, avassalados de genuíno pânico, às vezes, vejam lá bem, até lhes dá para terem desabafos compungidos e compungentes. Foi o que, nestes dias últimos, aconteceu às duas principais figuras da nação...E reparem no teor dos seus desabafos:
"Portugal está a baixar o nível do debate político, argumenta ainda o PM (...)
Durão Barroso reagia assim às declarações do Presidente da República que, na quinta-feira no Porto, lamentou que o fosso entre a classe política e o povo esteja a aumentar, argumentando que os segundos pensam que os primeiros são uns «bandalhos» e «uns malandros» .


No fundo são coisas lógicas e simples. Naturalmente, quanto mais lógica e simples é uma coisa, mais abstrusa se torna aos olhos dum político. Mas é verdade, senhor Primeiro Ministro: o "debate político" necessariamente reflecte os "politicos" que o exercem. Se os políticos são o que são, então o dito debate só pode ser mesmo de baixo nível, extracção e compenetrada rasquice. Se lhes adicionar uns jornalistas ainda mais rascas, calcule a peixeirada em que vivemos. Não admira a depressão em que o país está mergulhado.
Por outro lado, lá anda o Gorge Sampaio a meter os pés pelas mãos e a chegar sempre atrasado à realidade. Senão reparem: Hoje em dia o tal povo já não pensa que os políticos são uns malandros e uns bandalhos. Não, de maneira nenhuma. Isso, era dantes, quando o povo realmente suspeitava que os políticos eram uns bandalhos e uns malandros. Agora, graças sobretudo ao generoso contributo dos governos rosas e laranjas, mais respectivos acólitos parlamentares, já não suspeita: tem a certeza.

Sem comentários: