O ranking 2006 da corrupção mundial, segundo a Transparency International.
O índice de corrupção, curiosamente, é tanto mais elevado quanto mais pobres e desorganizados são os países.
Caímos no paradoxo do ovo e da galinha: os países são pobres porque são corruptos; ou são corruptos porque são pobres? E o que é que, efectivamente, está mal organizado nesses países: o próprio país ou a corrupção que nele grassa? Quer dizer, não está organizada dum modo sofisticado e camuflado, de modo a não parecer corrupção.
Axioma hipotético: o país é tanto mais pobre e caótico quanto menos capaz é de dissimular a sua corrupção. Nem sequer tem uma contabilidade organizada.À atenção dos nossos liberalóides de plantão:
«Countries with a significant worsening in perceived levels of corruption include: Brazil, Cuba, Israel, Jordan, Laos, Seychelles, Trinidad and Tobago, Tunisia and the United States. Countries with a significant improvement in perceived levels of corruption include: Algeria, Czech Republic, India, Japan, Latvia, Lebanon, Mauritius, Paraguay, Slovenia, Turkey, Turkmenistan and Uruguay.»
À atenção do vernacular e chavista Timshel:
A Venezuela já vai num despique ombro a ombro com Angola!
Uma última nota:
Afinal, a revolução democrática no Iraque está a resultar em pleno: à frente deste, no ranking da corrupção, só já mesmo Myanmar (Birmânia) e o Haiti.
2 comentários:
tu julgas que Chavez tem alguma varinha mágica?
abrir simultaneamente guerras em várias frentes é um erro crasso e profundamente estúpido - que o diga o mordedor de tapetes (nome pelo qual era conhecido o Adolfo devido ao conhecido e historicamente comprovado hábito de, quando contrariado, atirar as dentuças ao primeiro tapete que via pelo chão)
Meu caro, eu de estratégia não percebo nada.
Mas um coisa eu sei: disparar só tem piada quando disparamos em todas as direcções.
Enviar um comentário