sábado, novembro 25, 2006

Goldfather, Goldfinger ou Goldfá(r)bula?...

Quem matou Alexander Litvinenko?
Antes disso, alguns factos...

«Andrei Kozlov era o Primeiro Vice-presidente do Banco Central da Rússia de 1997 a 1999 e, novamente, de 2002 a 2006. Em 14 de Setembro deste ano foi assassinado a tiro por atiradores desconhecidos. Antes da sua morte, Kozlov andava muito ocupado a encerrar bancos Russos acusados de branqueamento de capitais..
Boris Abramovich Berezovsky é um Bilionário Judeu Russo que dirigia a Segurança Nacional Russa durante o consulado de Boris Yeltsin. Quando Putin chegou ao poder, ordenou a abertura de investigações às actividades empresariais de Berezovsky, incluindo branquemento de capitais. A resposta de Berezovsky foi fugir para o Reino Unido, onde lhe foi concedido asilo político.
Berezovsky tem, ou teve, cidadania Israelita.
Na sua edição de 30 de Dezembro de 1996, a Forbs Magazine publicou um extenso artigo intitulado "O Padrinho do Kremlin?", no qual acusou Berezovsky de responsabilidades pelo assassínio, em 1995, do popular jornalista televisivo Vladimir Listev. A revista também acusou Berezovsky de ter inúmeras ligações à mafia e de se ter apropriado fraudulentamente de USD 50 milhões, angariados pela sua empresa, a milhares de russos que compraram acções AVVA, supostamente destinadas à produção dum nova viatura de passageiros.
Boris Berezovsky admitiu que conspira em prol do derrube violento do governo Russo, e foi admoestado por Jack Straw (que, subsequentemente, foi destituído do seu cargo como British Foreign Secretary) para não abusar do seu estatuto de asilado político na Grã-Bretanha. Putin requereu a extradição de Berezovsky para a Rússia. Blair recusou.
O advogado de Boris Berezovsky é Alexander Goldfarb. Goldfarb ajudou Berezovsky a conseguir asilo político no Reino Unido. Por seu turno, Goldfarb é um dissidente russo com cidadania americana.
Goldfarb era também um amigo íntimo de Litvinenko. A acusação feita por Litvinenko, à cabeceira da morte, de que era Putin o responsável pelo seu envenenamento, foi tornada pública por Goldfarb, durante uma recente emissão da BBC. Goldfarb sustenta que o documento lhe foi ditado por Alexander Litvinenko. »
(O resto do artigo, cuja leitura integral recomendo, pode ser encontrado aqui.)


Nevzlin, fugiu da Rússia para Israel, onde, quase instantaneamente lhe foi concedida cidadania israelita. Actualmente, é Presidente do Tutorial Council of the Diaspora Museum e presidente do Fundo Nadav.

Pois bem, deixem-me perguntar de novo: Quem matou Alexander Litvinenko?

24 comentários:

Anónimo disse...

Eu se fosse o Dragão nunca mais tomava café num sítio público, ou comia pastéis de nata...
quem for leitor de policiais aprende que o suspeito nunca é aquele que é mais óbvio e para onde todas as provas apontam. Excelente trabalho de pesquisa! Este blog deveria ser considerado com estatuto de serviço público!

josé disse...

Uma coisa é certa:

Aprendo mais aqui, nestas leituras, do que com as leituras dos jornais.

Porca miseria!

Anónimo disse...

"Aprendo mais aqui, nestas leituras, do que com as leituras dos jornais.
"

O meu caro tem toda a razão, os jornais não ensinam nem informam ninguém. Basta ver o rol de mentiras e calúnias que lá escrevem. Notícias sem confirmação de fonte alguma, invenções de mentes doêntes, e maldade e sacanice puras.
O objectivo é vender? Também não, isso é apenas a aparência, para esconder os verdadeiros objectivos!
O objectivo de um jornal é antes de mais controlar as opiniões e estupidificar a massa do povo em geral.
É óbvio que um jornal que não vende não interessa, não por ser pouco viável financeiramente (apesar da importância óbvia que isso tem) mas essencialmente porque não atinge a massa do público anónimo que pretende influenciar.

josé disse...

Parece,no entanto que há outros que sabem melhor...JPP já sabe que foi Putin quem mandou matar.

Sabe isso como sabe as outras coisas que não se costumam saber senão de cor e de acordo com as conveniências práticas, auxiliadas pela inteligência fulgurante e de provas dadas.

zazie disse...

Isto é mesmo serviço público. C'um caraças.

Anónimo disse...

O homem comeu num restaurante japonês aquele peixe (?) que se não for preparado convenientemente...mata!
De qualquer das formas há sempre um judeu por trás de um peixe venenoso!
ahahahah!

Legionário

Flávio Santos disse...

Se foi Putin ou não, não sei, mas que o presidente russo é um assassino sem escrúpulos, que é o responsável pela jihad na Chechénia, que elimina opositores sem pruridos - isso é indesmentível. "Once a KGB, always a KGB".

dragão disse...

Bem, ó FSantos, eu também não sei. Mas ainda mais certo que isso que afirma é o seguinte: se os opositores do Putin forem todos da qualidade do Berezovsky, do Nevzlin, do Cheney e da petromafia dita Ocidental, então o Putin faz muito bem em eliminá-los. E em vez de "assassino sem escrúpulos", antes deve ser celebrado como benfeitor da humanidade. E não, não estou a ser irónico.

Flávio Santos disse...

O mesmo se poderia dizer da clique Berezovski se limpasse o sebo ao Vladimir!
Leia este texto, se tiver paciência. É apenas um exemplo das patifarias daquele tratante:
http://santosdacasa.weblog.com.pt/arquivo/2005/09/um_ano_apos_o_d.html
Também as explosões em subúrbios de Moscovo, que levaram o então PM Putin a declarar guerra à Chechénia, aumentando a sua popularidade - pelo terror da população, a mesma estratégia de Bush - e levando à sua eleição como presidente, parecem ter o dedo da FSB. Para benfeitor não está mal.

Anónimo disse...

Gostaria de dar uma achega, agora que chego de Israel, e até do circulo de uma das personagens citadas.Posso adiantar que o assunto é muito mais simples do que parece, e até lógico, nas consequencias do desenvolvimento.Ao afirmar que a humanidade, melhor , o homem comum, nada perdeu com esse assassinato e com a morte, supostamente radiotiva,aponto no role dos " faits divers" umas baixas mais, entre as tantas no dia-a-dia.
Bruder

dragão disse...

FSAntos, não se fazem omoletes sem partir ovos. :O)

Agora a sério: (re)li com todo o gosto e atenção.
Concordo que o Putin perde para a Madre Teresa na passerelle dum qualquer desfile de virtudes.
Não obstante, continuo a achá-lo cem vezes preferível às "alternativas". Bem como digno do título de "benfeitor humanitário" caso limpasse o sebo aos atrás mencionados.
Quanto a compará-lo ao Bush,não faz qualquer sentido (e revela miopia grosseira e voluntária)- por uma razão muito óbvia e simples: enquanto o Bush tem dado com os Estados Unidos de pantanas, o Putin tem levantado a Rússia do lamaçal onde (comunas e democratas-novos) a haviam deitado.
Vá perguntar aos Russos.
Habemus Czar.

Flávio Santos disse...

Eu comparei-o ao Bush na questão da estratégica de aumento de popularidade através da manipulação do terror, nada mais. Enquanto aquele é uma avantesma manipulada pelos neo-cons, Putin é um frio e calculista, que sabe bem o quer: poder absoluto. Só se está a safar porque o aumento do preço do petróleo está a encher os cofres do Estado.
Acredite que assisto consternado aos elogios àquele assassino, continua a haver quem confunda autoritarismo com autoridade, mão de ferro com carisma. Tenho pena do Yavlinski, isolado naquela Duma de carneiros.

dragão disse...

Também não é preciso dramatizar tanto, ó FSantos.
Não sou apologeta cego do homem e conto consigo para exercer a devida crítica ao sujeito.
Mas tenha cuidado com a propaganda. Para não ir no embrulho.

Anónimo disse...

Xiiii... entao volto de ferias e para encontrar mais teorias da carochinha???
Aqui o Inspector Ventoinha decidiu revelar ao mundo que a culpa e dos judeus... E que a tal a extincao dos dinossauros? Tambem foi uma hiper-conspiracao nariguda? Foda-se ... e caso para perguntar se ja foste verificar o parquimetro la do sitio onde deixaste a nave estacionada...
E o Putin ainda por cima e uma especie de vigilante nocturno, um heroi ambivalente ao bom estilo Batman hollywoodesco? Nao ha pachorra! Desisto, esta choldra afinal nao passa de um sub-produto barnabus, se consegui largar o original certamente nao vou perder com sucedaneos inferiores... Adeus.

Anónimo disse...

"Desisto, esta choldra afinal nao passa de um sub-produto barnabus,"

Touché.

dragão disse...

Decisão acertadíssima, ó Lowcoiso. Que só peca por tardia.

Anónimo disse...

DO na versão religiosa.

Anónimo disse...

Ora cá estão de novo os solípedes!

Não basta o dragão dizer mal da corja, mas se essa corja fôr judia, eles vêm logo todos defender o indefensável!

Foda-se, o putin pode ser frio e mau (não há dúvida), mas não tentou usurpar o petróleo da terra russa para si ou para aumentar a sua fortuna pessoal, nem para aumentar o poder dos "eleitos"!

E foda-se mais uma vez, não tenho nada contra ninguém que tem fé e segue seja lá que religião fôr, agora em patifes que se escondem sistematicamente atrás de uma religião (ou será antes raça?)já tenho!
Mais, quando muitos dos prórpios "padres", uns tais de rabichas, são quem instiga a este tipo de comportamentos...!!!!

Se há aqui pessoas que pertencem a essa religião, um conselho, se querem ser respeitados que comecem (se forem capazes ou tiverem a coragem de ter carácter) a rebelar-se contra a escumalha que tem dado tão "bom nome" à vossa religião e NÃO A APOIA-LA.

Ou somos homens ou somos "eleitos" (que é como quem diz filhos da puta sem vergonha) agora decidam-se!

O putin é frio! O bush um é bebado controlado por frios!
O putin é um sacana frio mas não destruiu o iraque e não anda a ajudar a produção de droga no afeganistão!
O putin é uma besta, mas não é uma besta incompetente que ataca o iraque e o afeganistão enquanto outros se armam nuclearmente!

Anónimo disse...

Coitados, é a demência completa.

Obseervador disse...

Bom bom..,era que tivesse sido Bush. Mas como não foi Bush.., Putin também não foi. Putin é um santo.
Era do KGB ? Mas o KGB nem era asim tão mau.
O homem é um santo.
entretanto visitem o meu blog
Clique aqui para visitar o meu blog

Quanto ao mais isto não é novela de Agata Christie onde o assassino não é o òbvio.

Quantas pessoas que acusavam , suspeitavam que putin fosse o autor das explosões em moscovo já morreram ou estão presas?

Que eu saiba 5.
4 foram mortas , um está preso em moscovo.

Foi tudo o Berezovsky ?

Anónimo disse...

Possivelmente não, mas também ninguém disse que tinha sido!
Mas comparar putin com um bush responsável por centenas de milhares de mortos no iraque é no mínimo interessante!

Mais uma vez: é óbvio que putin é um grande sacana, mas o seu "irmão" Berezovsky não lhe fica muito atrás.

Para advogado do diabo está aqui você homem! Senão porque raio vinha afinal escrever neste blog?

Anónimo disse...

Pronto...Mais uma vez se encontra em marcha uma conspiração judaica para estabelecer o domínio mundial..O a.h. ainda não percebeu que só não faz tudo o que critíca nestes mafs porque não pode(...)

É muito lixado não ter qualquer tipo de poder não é? (O verdadeiro nome de Putin é Puteinsfeld, dá para ver nas orelhas e no nariz que ele é descendente de judeus, e na maneira como dirige os negócios!AhAhahah)! Já sei o que quer dizer a.h., Alfred Hitchcock

Alfred Hitchcock!!!

Shalom, my dear friend!

Yehudim

Anónimo disse...

Está enganado, a sua análise de personalidade falha completamente!
E o poder que tenho ou não, não é da sua conta, "old man"!
Nesse aspecto tenho a certeza absoluta que pode aprender muito mais com os seus do que comigo.

Não sou nem conspirador, nem embusteiro, nem ladrão, nem assassino. E não pertenço e muito menos me identifico com raças ou religiões que usam sistematicamente esses "truques" quando o resto não funciona.

O Putin, judeu? Você anda a ter visões e necessita é de tratamento médico, de preferência num hospital psiquiátrico.
O facto de ter dito que o putin era "irmão" berzovsky queria apenas dizer que são ambos uns sacanas.
Não está a pensar que eu estou convencido que o mal vem todo dos judeus não é "old man"? Acha que se não existissem gentios estúpidos para lhes fazer as vontades eles iam a algum lado?
Mas já estou como diz o dragão, entre uns e outros é apenas uma questão de serviço público!

Ah e já agora, como não sou judeu, apenas um "inferior" gentio, obviamente que não posso ser esse tal de Hitchcock!
Você para judeu anda muito mal informado sobre os seus, não é sr. buiça?

Anónimo disse...

Caro a.h. só estava a brincar com o facto de o Putin ser um "sacana", e se é "sacana" então é "judeu" de certeza, e não me estava a referir a mais nada, nem a nenhum "facto" (Para bom entendedor)...

E não, não sou o Sr. Buiça pode ter a certeza absoluta

Paz

Yehudim