segunda-feira, dezembro 06, 2004

Consultórios ou confessionários

O Padre Manuel Freitas (conheci-o lá pelas bandas das filosofias), ao contrário de outros figurões da sua espécie, afigurou-se-me uma pessoa de espírito. Dizia (e penso que ainda diz) até coisas carregadas de senso. Há padres assim, graças a Deus.
Uma dessas tiradas sensatas, com imensa piada e abençoada mordacidade, era a seguinte:
«Não ides aos consultórios de psiquiatras, psicólogos e outros veterinários da alma; vinde antes ao confessionário, que, ao menos, é gratuito.»

(Confesso que compus um pouco o ramalhete –o "veterinários da alma", pois –, mas o digníssimo padre até merece e certamente saberá perdoar-me o ter adicionado um pouco do meu sarcasmo à sua justíssima ironia).

4 comentários:

Anónimo disse...

Análise Psiquiátrica Secreta ao Presidente Sampaio feita pelo SIR

Toda a Verdade em:

www.riapa.no.sapo.pt

zazie disse...

pois esse padre mostra sabedoria mas olha que a minha mãe é capaz de lhe levar a palma.Já contei a história nos radicais e conto-te agora aqui. Já vai nos 87 anos e está fina que nem uma alface. Nem confessionários nem médicos nem psiquiatras- só vai ao veterinário! ":O)))
verdade, matamo-nos a rir com isso. Ela começou por levar os gatos e aproveitava para fazer umas pequenas perguntas acerca da sua saúde e pronto, agora não quer outra coisa looooooooolll como ela diz, não ha nada como um bom veterinário, não nos vêm para aqui vender marcas e nem precisam que uma pessoa explique o problema. E até comunicou ao médico de família que já não precisava dele para nada que o veterinário é muito melhor e até consegue fazer um preço mais em conta ao gato e à "avó" ":O))))

dragão disse...

Ora viva, ó Zazie!...:O)) Já estávamos a ficar acabrunhados, sem ouvir a tua maviosa e sempre pertinente voz!... (Não estou a ser irónico, ó criatura...)
Quanto a essa formidável anciã, só podia ser mesmo tua mãe. És portanto uma filha babada, com tal prodígio a progenitar-te... E não é para menos,eh-eh! :O))

zazie disse...

":O)))
também já estava com saudades. Andei em viagem e agora vou ler a carta ao Pai Natal!