segunda-feira, dezembro 13, 2004

Da Prepotência

Em bom rigor, a democracia não existe. Nunca existiu. Se exceptuarmos o protótipo ateniense, com os seus escravos insolentes, o que existe –e existiu desde então, sobretudo por influência romana -, são diversos modos de tirania. Quer dizer, diferentes modalidade de exercício de prepotência. A saber, a prepotência exercida por um, ou despotismo; a prepotência exercida por vários, ou oligarquia; e a prepotência da turba, da multidão, ou oclocracia ("democracia", para o vulgo). Dito de outra maneira: a tirania pode ser, respectivamente, obtusa, difusa ou confusa. Em qualquer dos casos, um tipo decente, vertebrado, regra geral, está fodido.

4 comentários:

zazie disse...

eu entendo-te bem mas, se queres saber, acho que não. Não tem de estar fodido, não deve pensar que tem de estar, não deve conformar-se a estar. É dos poucos ou, se calhar a único caso em que sou teóricamente céptica mas visceralmente optimista (como dizia o Francis Bacon) ":O))

Carlos Araújo Alves disse...

Pois até que sim, caro Dragão, mas uma coisa é um a f****-nos, outra bem diversa é um rol deles...

zazie disse...

pois cá no meu código não há lugar para choradinhos nestes casos. O que mais quero é que um tipo decente e vertebrado não fique fodido. Nem que tenha de o ser para isso ":O))))

LFV disse...

Nem vai existir mesmo que outro Cristo desça e outro Alá suba. Por mais virgens que haja e por mais empresários de sucesso que se furtem aos impostos. O que é seguro é a promoção dos vertrebados a refodidos.