terça-feira, agosto 30, 2022

Em menos de Nada




« Our old “friend”  Muqtada al Sadr aka Mookie announced he is withdrawing from Iraqi politics and his supporters stormed the Presidential Palace in the Green Zone and are threatening the U.S. Embassy. The situation is chaotic. There are some reports that the United States Embassy is being evacuated via  helicopters. There is a contradictory report claiming the Americans are still hunkered down in the Embassy.»

Várias centenas de milhares de mortos e destruições superiores às de meia dúzia de terramotos de grau 9 na escala de Richter depois, a democracia instalada no Iraque, pelo Combinado Oeste, lá continua o seu caminho triunfal na direcção do paraíso terrestre. Entretanto, na Líbia, a democracia está cada vez mais viçosa; e, no Afeganistão, resplandece que é um mimo. Tudo isto, é preciso nunca esquecer, graças às benevolentes sulfatações de "valores oxidentais". De lamentar apenas, em todo este quadro fecundamente idílico, a situação da Síria, onde um regime iliberal e autoritário ainda esperneia. E alguma ordem persiste.

Quanto à bandalheira caótica é apenas aparente e pretexto para análises ínvias e malquerentes da perfeição no mundo. No fundo, o que verdadeiramente se passa é que  estes países, redimidos e resgatados às garras iliberais e autoritárias, se parecem cada vez mais com os Estados Unidos. Esse paradigma universal. À bomba, se preciso for.

E faz lembrar até aquele personagem mítico que, à medida que criava o caos no mundo, também o mesmo se ia instalando dentro de si. Ao contrário de Deus, para quem, segundo os neoplatónicos medievais (Escoto Erígena, sobretudo), a Criação era uma espécie de espelho que desdobrava para se contemplar, o outro apenas tentava preencher o seu absoluto nada... através da destruição. O absoluto em vão.


4 comentários:

Anónimo disse...

https://www.reuters.com/world/us-name-ambassador-at-large-arctic-2022-08-27/

Vivendi disse...

É a famosa democracia à bomba!

Um sucessoooo!

dragão disse...

Essa do embaixador para o ártico deve ser para embirrar com os ursos polares. A seguir vão enviar embaixadores para a Lua. Até porque, mentalmente, já passam lá a maior parte do tempo... :O)

Anónimo disse...

E o próximo na calha vai ser o embaixador para a Amazónia .