quarta-feira, setembro 28, 2022

A Res-Pútrida

«No tempo da monarquia, estava ela, a monarquia, de um lado; do outro estavam, juntos, de simples republicanos a anarquistas, os revolucionários todos. Sobrevinda a república, passaram a ser os republicanos revolucionários entre si, e os monárquicos depostos passaram a ser revolucionários também. A monarquia não conseguira resolver o problema da ordem; a república instituiu a desordem múltipla.»
                         - Fernando Pessoa

            


Há motivos para celebrar o 5 de Outubro?

Depende. 

O de 1910, nenhuns. Bem podiam enfiar a república de volta  donde a tiraram!

O de 1143, data do Tratado de Zamora, todos. Devia, aliás, ser o nosso principal feriado político: O da Fundação de Portugal (que não era uma nação: era um Reino. O conceito de Nação só nasce no século XVI). Portanto, faz imenso sentido celebrar o 05 de Outubro. Apenas, para não variar, estas bestas celebram sempre pelos maus motivos. Mais acrescento, coberto de razão: Pior que o 05 de Outubro de 1910, só mesmo o 25 de Abril de 1974. No primeiro caso, mudou-se, aparentemente, de regime; no segundo, mudou-se de regime e de país. Tudo num só dia.

Mas é engraçado como os trafulhas operam na lavagem ao cérebro das pessoas: sepultam o essencial sob o entulho do acessório. Isto é, celebram as sucessivas farpelas e farrapos com que mascaram a coisa - a Restauração, a Nação, a República, a Democrapulia - e não celebram a própria coisa. O dia em que nasceu solenemente.

2 comentários:

Vivendi disse...

Desde o Marquês de Pombal que o pardieiro foi sempre a descer excepto no interregno do Estado Novo, período onde se conseguiu reerguer de novo a nação mas com desaparecimento do obreiro da pátria tudo tornou a implodir rapidamente.

Bem ou mal somos independentes e dependentes de Espanha, é esta a história... e melhor com eles do que com a restante escumalha da Europa e demais globalistas.

A corja que nos representa institucionalmente tem uma queda fatal para o abismo de Portugal e já arrebentarem com a sustentabilidade demográfica.
O país definha por todos os lados. Mal estendido à Europa.

Portugal e Espanha tem um joker nos descendentes Ibéricos que estão na América, o resto da Europa não.








Figueiredo disse...

Como Patriota-Republicano celebro sempre no 5 de Outubro a Fundação de Portugal (1143) e a Implantação da República (1910).

A primeira efeméride funda a Pátria e Identidade Portuguesa.

A segunda é o triunfo da República e do Ideal Republicano que derrubam 90 anos de monarquia liberal que destruiu e prejudicou o país em várias frentes; é igualmente um clamor Patriótico contra a humilhação e dominação Inglesa de Portugal e do Povo Português.

Quanto ao golpe de Estado da OTAN no 25 de Abril de 1974, serve para limpar ao dito cujo.

Caros Leitores(as) do blogue «Dragoscópio», fica a ideia de num qualquer 5 de Outubro fazer a celebração das duas datas na Cidade do Porto.