domingo, julho 05, 2015

Escravos há muitos

Quem seria mais livre, Diógenes ou Alexandre?
Quem seria mais rico, Aristóteles ou Alexandre?
Quem influenciou mais a história da humanidade, Aristóteles ou Alexandre?

Segundo Laércio, Diógenes terá sido em determinada altura colocado em hasta, como escravo. Não parece que isso lhe tenha causado qualquer abatimento ou tristeza. Manteve a plenitude do espírito e a sua vivacidade proverbial. De tal modo que ao ver aproximar-se um qualquer sujeito cuja fisionomia lhe interessou, e que por ali andava a inspeccionar a mercadoria, invocou-o nos seguintes termos:
-"Tu, aí! ...Compra-me. Tens cara de quem precisa de alguém que te oriente na vida!..."
E o outro assim fez. Com proveito de que posteriormente se gabaria e pelo qual sempre ficou agradecido.


Hermias, que foi amigo de Aristóteles durante muitos anos, começou por ser escravo, degradou-se depois a banqueiro e terminou os seus dias como tirano. Enfim, o percurso emblemático de qualquer escravo excelente.
E refiro isto em termos genuínos da filosofia de Platão, para quem o grau de "tirano" é o mais baixo da escala humana. E abominava a democracia por isso mesmo: por parir tiranos. E cultivar excelentes escravaturas.

PS: Não obstante, por influência de Aristóteles e Platão (Hermias, na juventude, foi discípulo na Academia), a tirania de Hermeias tornou-se mais branda e "filosófica". Curiosamente, Hermias chegou a tirano por herança. Do seu Senhor.



2 comentários:

Euro2cent disse...

Bah, o Platão era uma bela arara. Não foi corrido de Siracusa com alcatrão e penas, depois de lá ter ido ensinar o padre nosso ao vigário?

É preciso ter em atenção que toda a literatura ocidental - tirando uns bocados da Idade Média, logo pichados de obscurantistas - está inquinada pelos republicanos, sejam os de Roma, sejam os jacobinos iluministas.

É por isso que a bela arte de toureio do tirano, que tinha de manter os senadores acoitados só usando o poder da massa popular como apoio, é tão desprezada e insultada. Os senadores não perdoam a quem os trazia a rédea curta, com açaime e chicote.

Sic semper tyrannis, é o grito dos lobos. E quem não quer ser lobo, não ecoa o grito.

dragão disse...

Uma "bela arara", ó caro Euro2cente? Só?! Um perfeito nabo. Um mentecapto. Ao contrário dos (no seu léxico sui generis) "seus donos", que são tipos espertíssimos.
Até porque cumprem a rigor, e gosto, todas as receitas do Tirano-mor. E, sobretudo, com imarcescível jovialidade e popularidade imensa. Nada de senadorices. Até porque a filha-da-putice aufere desse privilégio catita: nunca definha nem envelhece. Semper viçosus....