quinta-feira, abril 19, 2007

Caguinchas engenheiro

Num país que é pilotado por um "engenheiro de cordel" (como foi crismado, com certa piada, por um comentador aí mais abaixo), qual não é o meu espanto, ao entrar na tasca, aliás cibertasca, e deparo com um Caguinchas todo vaidoso, a celebrar com rodadas e cânticos tunescos, fresco e acabadinho de licenciar.
-"A licenciatura já cá canta, ó Labaredas!..." - Proclama-me ele.
-"Mas tu não distingues uma letra dum número e ambos de um hieroglifo egípcio!..." - Abismo-me eu, conivente com a pilhéria em prenúncio.
-"Agora já não é preciso. - Torna o gajo. - A engenharia moderna dispensa essas merdas!"
-"Ah, sim? Desconhecia. Mas já não me surpreende. E estás feito engenheiro de quê, de pontas?" - Refinfo-lhe, sarcástico
-"Não. Ele é mais putas. Está bem de ver: se o outro é engenheiro de cordel, eu sou engenheiro de bordel." - Galhofa-me o energúmeno.
-"Ah, bem... nesse caso, é mais que licenciatura: é mestrado! Merece, por conseguinte, celebração dupla. E é, permitir-me-ei acrescentar, mais uma soberba aquisição para a proxenata da sociedade." - Saúdo eu a novel e erudita sumidade, o quadro superior que desabrocha. - "Brindemos à qualificação profissional, ao Engenheiro Caguinchas!" - Reforço e conlustro, logo segundado em brados festivos por toda a colectividade.
-"Sim, à engenharia de colidade, sem espinhas nem quiprocus!..." - Blasona-se ele. - Emborque, bosselência, e a seguir faculte-me lá a inscrição na Ordem!..."
- "Inscrição, caro engenheiro? E a título de que competências?" - Interrogo, já armado duma caneca e fustigando um pires de tremoços.
- "Então, ora essa, se eu sou engenheiro-mestre, bosselência é bastonário da Ordem! Bastonário, Padrinho e Grão-mestre!..."
Perante uma tal eloquência do requerente, não me restou alternativa senão mandar lavrar deferimento. Foi só o tempo, em rigor das formalidades, de cingir a coroa e sentar a ucraniana ao colo. É aliás por isso que entre nós, cibertasqueses, o protocolo deu lugar - em boa e abençoada hora - ao ucracianaocolo. Ao meu colo, por sacrifício e inerência de cargo. Mais que ossos, carnes do ofício.

4 comentários:

joao de miranda m. disse...

já tenho comentado por aí: este blog é recomendado contra a tristeza, a lassidão e o mau olhado. É uma obra de arte.

Anónimo disse...

eheheh!

Sim, totalmente d´acordo, o labaredas é um artista.

abrilistasanonimos disse...

Não resisto a esta via Público e diariodetrasosmontes.com :

Vara recorreu a instituto público para fazer casa particular

Armando Vara, quando era secretário de Estado adjunto do ministro da Administração Interna, recorreu ao director-geral do GEPI (Gabinete de Estudos e Planeamento de Instalações do MAI) e a engenheiros que dele dependiam para projectar a moradia que construiu perto de Montemor-o-Novo.

A notícia faz manchete na edição desta sexta-feira do diário Público, o qual, no seu artigo, afirma ainda que, para fazer as obras, o dirigente socialista serviu-se de uma empresa e de um grupo ao qual o GEPI adjudicava muitos dos seus concursos públicos.

Com 3500 contos (17.500 euros) o actual administrador da Caixa Geral de Depósitos e licenciado pela Universidade Independente tornou-se dono, em 1998, de 13.700 m2 situados junto a Fazendas de Cortiços, a três quilómetros de Montemor-o-Novo. Em Março de 1999 requereu à câmara o licenciamento da ampliação e alteração da velha casa ali existente.

O diário revela que o objectivo era fazer uma casa nova, com 335 m2, a partir de uma quase ruína de 171 m2. O alvará foi emitido em 2000 e a moradia, que nunca teve grande uso e se encontra praticamente abandonada, ficou pronta meses depois.

Já em 2005, Vara celebrou um contrato para a vender a um particular por 240 mil euros, mas o negócio acabou por não se concretizar.

Onde a história perde a banalidade, refere o Público, é quando se vê quem projectou e construiu a moradia: o projecto de arquitectura tem o nome de Ana Morais, os projectos de estabilidade e das redes de esgotos e águas foram subscritos por Rui Brás, as instalações eléctricas são da responsabilidade de João Morais e o alvará da empresa que fez a casa diz que a mesma dá pelo nome de Constrope.

A arquitecta Ana Morais era à época casada com António José Morais, o então director do GEPI, que fora assessor de Armando Vara entre Novembro de 1995 e Março de 1996.

Nessa altura, recorda o Público, António José Morais foi nomeado director do GEPI por Armando Vara - cargo em que se manteve até Junho de 2002 - e era professor de quatro das cinco disciplinas que deram a José Sócrates o título de licenciado em Engenharia pela UnI.

Quanto a Rui Brás e a João Morais, trata-se de dois engenheiros que trabalhavam (e continuam a trabalhar) no GEPI, o gabinete então dirigido por Morais e tutelado por Armando Vara nos ministérios sucessivamente dirigidos por Alberto Costa e Jorge Coelho.

Por esse gabinete, garante o diário, passavam as adjudicações de todas as empreitadas e aquisições de equipamentos destinados às forças de segurança e a todos os serviços dependentes do MAI, no valor de muitas dezenas de milhões de euros por ano.

Quanto à Constrope, era uma firma de construção civil sediada em Belmonte, que também trabalhava para o GEPI e tinha entre os seus responsáveis um empresário da Covilhã, Carlos Manuel Santos Silva, então administrador da Conegil - uma empresa do grupo HLC que veio a falir e à qual o GEPI adjudicou dezenas de obras no tempo de Morais. Santos Silva está também ligado a outras empresas, entre as quais a Proengel, um gabinete de projecto com o qual António Morais mantém relações profissionais através de uma das suas empresas, a Geasm.

O processo de licenciamento da moradia de Armando Vara foi coordenado pelo então director do GEPI, existindo na Câmara de Montemor-o-Novo um fax que o prova, em papel timbrado do gabinete do secretário de Estado adjunto do MAI, dirigido a António Morais para o fax 213147060, precisamente o número do seu gabinete.

Nesse fax, de 17/2/1999, a secretária de Vara escreve: «Conforme combinado com sua excelência o secretário de Estado adjunto do MAI, junto envio documentos referentes a Montemor-o-Novo.». Os documentos são as quatro folhas do registo predial da propriedade de Vara, necessárias para pedir o licenciamento.

Contactados telefonicamente para o GEPI, Rui Brás e João Morais começaram por, segundo o Público, negar qualquer ligação ao caso e acabaram a dizer que não falavam sobre o assunto. «Isso é com o director», disse João Morais.

Quanto a António Morais, Ana Morais, Armando Vara, Santos Silva e os actuais administradores da Constrope, não responderam aos recados ontem deixados pelo Público, c0nclui o diário.

, 2007-04-20

E a esta: porque razão não teve relevância a história de António Morais (desconhecido de Sócrates) ter ilegalmente ganho um concurso de aterro sanitário?
E Bigorne, em Lamego? Que fez Sócrates para abafar o escândalo de corrupção e avançar com o aterro a todo o custo?

alex disse...

She looked as harmless and innocent as a basket of peaches as she said it, norvasc and never the suspicion of a smile deepened the dimple in the cheek toward him.. Dramatic judgment, as well as dramatic sense of delivery, was native to him, qualities which the shrewd Felix magnesium Stuhk, his manager and exultant discoverer, recognized and wisely trusted in.. As that's under water, said phentermine Buller, it will be the same thing as diving; but it's got to be done, and I'll try it.. Yet, when at Flukers', no man could have been a more cheerful and otherwise satisfactory phentermine boarder than Mr.. Really, now, exclaimed little Sister Green, the doctor's wife, do you think it is the deacon who needs urging? It looks that way to me, provera Sister Poteet did not hesitate to affirm.. It was not quite peep calcium of day, however, when she laid her well-worn family Bible aside.. Rather cozy for a woodshed, he observed. wellbutrin. A good deal of the viagra dream work consists in the creation of those frequently very witty, but often exaggerated, digressions.. Two dollars a head! he defiantly lexapro announced.. Your luggage diovan you will find undisturbed.. A VISIT TO THE ASYLUM FOR AGED AND DECAYED PUNSTERS By Oliver Wendell calcium Holmes (1809-1894) [From The Atlantic Monthly , January, 1861.. It was exactly nexium as I had expected.. Anyhow, I Wouldn't shy Making a try! and containing, among many effective touches, the pathetic lines,. dopamine. It seems to me to mount up too quickly, and I am always afraid that I shall be at a disadvantage, just as I cannot resist at table d'hote the comical fear that I buspar am getting too little, that I must look after myself.. I gave my foot a slight wrench, and turned the least ultram bit faint for a moment...