quarta-feira, outubro 26, 2005

Da injustiça


«As pessoas cometem injustiça quando pensam que a acção se pode cometer e ser cometida por elas; ou porque entendem que o seu acto não será descoberto ou, se o for, que ficará impune; ou então porque se este for punido, a punição será menor que o lucro que esperam para si mesmos ou para aqueles de quem cuidam.(...) Quem sobretudo pensa que pode cometer injustiça impunemente são os dotados de eloquência, os homens de acção, os que têm grande experiência de processos, se tiverem muitos amigos e forem ricos. É sobretudo quando se encontram nas condições referidas que eles pensam poder cometer a injustiça; ou então, quando têm amigos, servos ou cúmplices que satisfazem essas condições; pois graças a esses meios eles podem agir sem ser descobertos nem punidos. »

- Aristóteles, "Retórica"

Bem a propósito, até pela efeméride peregrina que hoje se inaugura, acodem duas ou três questões insignificantes: dispomos de um sistema de administração da justiça, ou de uma rede esquemática de gestão da injustiça?
Se, em tese, a justiça devia ser cega, entre nós ela, a um certo nível, varia entre ser vesga ou zarolha?
A justiça vai nua?

6 comentários:

zazie disse...

Justiça é um nome que se dá mas é mais uma forma de evitar a barbárie e até a própria justiça que se faria por outros meios se não houvesse lei.

A civilização também trouxe estes paradoxos

dragão disse...

"Evitar a barbárie" ou "envernizar a barbárie"?

zazie disse...

pois... é mais o caso de dar um ar decente á barbárie e tramar quem queira resolver as coisas à boa maneira

":O.

MP disse...

Caro Dragão,

Quando os Homens necessitam de Leis escritas, já não se bastam com a Boa Palavra - liberdade com responsabilidade.

A Justiça, é um sistema de administração da Lei escrita.
Quanto a ser 'cega': nem sequer vesga, quanto mais cega.

Anónimo disse...

Dragão,
não ficaria de bem com a minha consciência, se não aproveitasse a oportunidade para, também aqui, denunciar uma verdadeira lei injusta (justiça e lei sempre de mãos dadas - assim é que é!).
Como bem sabes, vigora ainda a infeliz norma legal do nosso - no essêncial - justíssimo código penal, que dispõe que "quem, aproveitando-se fraudulentamente de erro sobre a sua indentidade pessoal, praticar com outra pessoa acto sexual de relevo é punido com pena de prisão até um ano".

Temos, assim, o velho e vulgarissimo acto de engate à boa maneira lisboeta penalizado deste modo.

Isto é que não é justiça! Acho eu!
Devia-se fazer alguma coisa! É uma vergonha!

P.S. Ainda por cima, se o bom desempenho do artista, o vier a beneficiar com copula, coito anal, ou até(imagine-se) coito oral o infeliz incauto, que teve o trabalho que teve, é punido com pena de prisão até dois anos. É uma vergonha...


Ass.: Renegado

dragão disse...

De bradar aos céus!... Urge uma campanha de sensibilização e protesto!... Não se admite. Isso mina e dá de pantanas com o que resta dos valores lusos. Estou em estado de choque.