terça-feira, fevereiro 26, 2008

As 12 palavras de Hércules

O Luís Simões, que é poeta com um talento muito especial para aforismos (já lhe topei alguns de boa cepa), teve a amabilidade de me convidar para um desafio de 12 palavras. Como eu estimo todas as palavras da língua portuguesa, o que fiz foi aquilo que os medievais chamavam bibliomancia: consistia em abrir a Bíblia à sorte e atentar no que lá anunciava. Neste caso, porém (e por razões óbvias), pratiquei com o Dicionário da Língua Portuguesa. Abri-o doze vezes ao calhas e o resultado foi o que passo a expôr:
- Herdade; Rapinador; Uliginário; Iluminação; Orelhão; Retábulo; Flagelação; Pêntodo; Exótico; Etapa; Paripinulado; Encarapuçar.

Tudo isto deve ter um qualquer significado esotérico que me escapa, mas que -excepto o "orelhão", delator claro da minha colossal burrice - vou tentar decifrar numa próxima passagem pela condição animal. Entretanto, tratarei de pensar em 12 vítimas a quem flagelar com mais esta corrente. Fora os três que, desde já, levam com ela e por uma razão muito simples: são os meus monárquicos de estimação.
Portanto, ao JSM (com dois abraços que lhe estou em dívida); ao Afonso Henriques (com saudações ao Jaime); e ao Corcunda (pela sua coerência e constância a toda a prova. Até porque, mais ainda que castelos, admiro catedrais na areia.)

PS: O postal chama-se 12 palavras de Hércules porque para levantar o dicionário em causa é quase precisa uma força de Hércules. Como sou forte e irascível, mas não tanto quanto o lendário filho de Zeus, infelizmente, tive que recorrer a uma mini-grua.

13 comentários:

Anónimo disse...

Então e a Zazie e o Timshel?
Se tivesse convidado estes, o Dragão escolhia 36 palavras!

dragão disse...

Porquê?

zazie disse...

ahahaha

Estou tramaada. Eu já me escapei ao bacano do Elypse.
":O)))

zazie disse...

até dobrei o "a" só de pensar nisto

ahahahaha

fiquei gagá de todo com esta corrente.

Que vergonha

":O))))

Anónimo disse...

Será que a Zazie escolheria apenas palavras vernáculas?

Elypse disse...

“Dragão”,

quem dera que 90% (dos que andam pela blogosfera) tivessem o teu vazio – sempre teriam alguma coisa.


Grato pelo "desprezo"...

Abraço

Anónimo disse...

Cabine telefônica aqui no Brasil é chamada de "orelhão".

http://www.avessodoavesso.blogger.com.br/Homem-Aranha-orelhao.jpg

Anónimo disse...

Orelhão

Anónimo disse...

Diabos, desisto de linkar essa maldita imagem!

Anónimo disse...

Cabine telefônica aqui no Brasil é chamada de "orelhão".

Orelhão

:OP

Afonso Henriques disse...

Cara flamejante e tonitruante existência, agradeço a distinção e farei o que estiver ao meu alcance para não desmerecer tal missão.
Quanto ao template, afinal sempre se safou. Os Canadenses que se fodam mais as suas paneleirices bufas tipo "bewares" e o camandro.
Cumprimentos,

dragão disse...

Bem, resolvido que está o mistério do "orelhão", só me faltam os outros onze. Há que não abrandar na hermenêutica.

Anónimo disse...

Bem, a bibliomancia não se aplicava à Bíblia mas aos livros em geral e a Virgílio em particular, eram as Sortes Virgilianae. De facto até nas mayas isto progrediu...