sexta-feira, julho 02, 2004

E Andam pelos Blogues como as pessoas...


«Em toda a parte o teu papel é admirar,
mas (caso inf'liz)
nunca acertas numa admiração feliz.
Lês os jornais e admiras tudo do princípio ao fim
e se por desgraça vem um dia sem jornais,
tens de ficar em casa nos chinelos
porque nesse dia, felizmente,
não tens opinião p'ra levares à rua.
Mas nos outros dias lá estás a discutir.
É que a Natureza é compensadora:
quem não tem dinheiro p'ra ir ao Coliseu
deve ter cá fora razões p'ra se rir.
Só te oiço dizeres dos outros
a inveja de seres como eles.
Nem ao menos, pobre fadista,
a veleidade de seres mais bruto? »
-Almada Negreiros, "A Cena do Ódio"

Mas agora, meus amigos, grande progresso: Já nem precisamos de descer à rua para assistir ao circo destas alimárias. Basta ligar o computador e, em vez de p'los cafés de outrora, dar um giro pelos blogues.
É mesmo caso para dizer, citando o imortal poeta:
«Em toda a parte o bicho se propaga,
em toda a parte o nada tem estalagem

10 comentários:

zazie disse...

é... com umas sementes de girassol talvez convença o meu a aprender a formatar o bicho ":O.

...já agora...

zazie disse...

mas que tal discutir o que se passa? sempre gostava de saber a tua opinião porque eu tenho cá umas ideias um tanto extremistas...

zazie disse...

que se podem resumir a arriscar deitar tudo abaixo...
ainda que seja só para que tudo caia (nas direcções partidárias- principalmente) sempre ficava a democracia mais limpa e quiçá os partidos...
":O.

zazie disse...

e deixar o trabalho por conta dos extremos a ver se os centros se centravam...
tás ver?

zazie disse...

se isto caísse ias ter extrema esquerda a fazer barulho como nunca fez, direitas o mais à direita a tentarem ganhar votos como nunca ganharam e como o povo não é louco talvez os únicos que ainda podem governar afastassem os responsáveis...
Resumindo: o que mais queria era que caíssem Santanas e Ferros

zazie disse...

e mais importante: que os que fogem levassem uma coça

dragão disse...

Minha cara, vou-te dar uma resposta esfíngica: a questão, que é nacional e também civilizacional, prende-se com um conceito a que poderíamos chamar de "NRP", isto é, "no returning point", ou ponto de não retorno. Como a fórmula indica, um ponto a partir do qual já não é possível voltar atrás. A vaca foi pró brejo, diriam os brasileiros. O comboio descarrilou e segue a todo o vapor pela encosta abaixo.
A pergunta, fundamental, que me coloco é: será que isto tudo já passou o "ponto de não retorno", ou ainda não?
Por outro lado, se já tiver sido ultrapassado esse "NRP", isso não significa necessariamente o fim do mundo, mas apenas que o trajecto já não dispensa o fatal ordálio da catástrofe. Qual, como, quando, esta vai suceder, é outra bela questão. Mas é tão certa como se fizeres uma acção sofrerás uma reacção (até aqui a ciência já percebeu e eu induzi cientificamente).
Contudo, não tenho ainda uma convicção definida sobre esta matéria (se isto já passou ou não o "NRP"). Observo e tento compreender. Como sou estúpido, quanto mais observo, menos percebo.
Deixo-te um estrofe animadora:
«E se todas as cidades são Beirutes
e um manicómio o Mundo e arredores,
Deixa lá, não te preocupes
decerto amanhã virão dias piores!..."

zazie disse...

pois virão...disso também estou ciente... pela minha parte tenho estado a fazer para mandar a prole daqui para fora...
que o que me assuta não é só não termos políticos, há países que também os não têm e têm ainda mais corupção, mas têm money, meu caro... ora isto pobre e com gente em excesso com ganas de espatifar mais e o resto a viver à custa...
":O.

josé disse...

Pois eu estou na mesma: expectante! Nada mais posso fazer do que expectar.
Obeservo, leio, indigno-me com os indignados da 25ª hora, tipo JPP que andaram anos e anos a bajular os poderes certos do partido para arranjarem os lugarzinhos que lhes assegura a vidinha e agora, vêem a desgraça ao virar da esquina, sob a figura de Santanas e Pretos, Isaltinos e PIntos. Que se fodam! Quando foi tempo de lhes pôr cobro, às veleidades desses medíocres, eles que efectivamente eram um pouco melhores ( serão mesmo?!) nada fizeram. Agora, aguentem-nos!
Ainda virão dias piores: se por um acaso do destino, a economia recuperar um pouco, temos um governo Berlusconiano à espreita! É garantido! E tudo por causa dos que podiam ter feito algo em contrário e nada fizeram, apesar de lhes pagarmos para isso.

Vejam a Itália e o seu esplendor democrático! Quem teve a culpa do Berlusconi?! FOi a esquerda? Nã...foi a Democrazia Cristiana e a corrupção do sistema que foram criando e alimentando paulatinamente e aproveitando o medo atávico do comunismo.
Ainda não chegámos à Itália, mas para lá caminhamos e eu nem sei se não será melhor...
O Brecht escreveu um poema que começava: " Todos os dias os governantes dizem ao povo: como é difícil governar!"

zazie disse...

ainda não chegámos à Itália.. Ó josé, não é por nada mas antes chegássemos à Itália que ainda funciona no caos e a economia sempre se aguentou.
O que eu queria conversar com vocês é acerca destas alternativas. Claro que eles são os culpados e agora oham de alto como grandes senhores mas piraram-se.
Mas digam-me lá, o presidente devia ou não devia ter sido rápido e dissolver por clareza democrática? e se não o fez vai fazê-lo agora com que argumentos?
e na prática expliquem-me lá. Isto significa que vão todos a congresso depois da silly season e só depois temos cenários partidários?
E que diabo, um PSD que vota o PSL por maioria vai depois atrever-se a avançar com nova liderança?
e o PS? bem se nota que "eles" se vão aproximando mas... que fez até agora o Ferro? o que pode levar a que caia internamente? o que pode levar a que mudem para além das ambições da praxe?
Agora o cenário mais negro: fora de tempo e com muitos engasgos dissolve e internamente mudam apenas uns lugares de peões...
estão a imaginar a escolha? Santana mais PP e de fora com os que não chegaram para dirigir; Ferro com BE e de fora os que já se tinham posto a andar...
":O.
Ganha o Santana: estamos tramados, baste esperar mas estamos tramados;
ganha o Ferro, estamos tramados, esperamos é menos...