quarta-feira, maio 05, 2004

DOS REGIMES

«O melhor regimen político é aquele que permita com mais segurança e facilidade o jogo livre e natural das forças (construtivas) sociais, e que com mais facilidade permita o acesso ao poder dos homens mais competentes para exercê-lo. É escusado acentuar que esse regimen variará de nação para nação, e, em cada nação, de época para época.
Sucede com o regimen democrático que, tendo, por sua mesma natureza, a primeira vantagem, é, por essa mesma natureza, o pior com respeito à segunda. A sua base liberal, dando azo a que as forças individuais se expandam sem constrangimento, garante a plena valorização destas forças, quanto nelas caiba. Mas o basear o seu sistema de governo num apelo a maiorias, forçosamente ignorantes e incultas -ou absolutamente, ou pelo menos, em relação ao resto do país - faz com que o acesso ao poder seja quase limitado a homens dotados para dominar ou sugestionar as maiorias, e as qualidades exigidas para esse fim não são as mesmas -são até por vezes contrárias - às que são exigidas para o governo de uma nação. (...)
O homem que domina multidões num comício facilmente se capacita de que dominará números num orçamento. É absurdo como lógica, natural como psicologia.»

Fernando Pessoa, in "Teoria da República Aristocrática" [79]

Os grandes poetas são assim: profetas.

Sem comentários: