domingo, março 07, 2004

REVOLUÇÃO, NÃO: DEVOLUÇÃO!

Li algures, já não me lembra onde, que a actual pandilha governativa pretende reformar as "Comemorações do 25 de Abril". A reforma é simples e consiste em retirar o "r" de "revolução". Em vez da "revolução", comemorar-se-á, assim, a "evolução do 25 de Abril". Aquele "r", aliás, desde 74 que lhes estava atravessado na garganta.
Esta habilidade é tudo menos inocente e despreendida. "Evolução" lembra-nos logo Darwin e a "teoria das Espécies"...Subentende veladamente que agora, vencidas as macacadas revolucionárias, com este "governo sapiens", se atingiu finalmente, o estágio humano e inteligente. Que se ultrapassou a fase de bestialidade e da barbárie; etc, etc.
Ora, nada menos falacioso e charlatão que isto. Entre os macacos, mesmo os mais obtusos, e alguns ministros (bem como a generalidade dos parlamentares) da actual maioria, a vantagem cognitiva pende para o lado dos macacos. Decididamente, há saguins e babuínos muito mais inteligentes. De gorilas e chimpanzés, é melhor nem falarmos.
Portanto, mutilar a "revolução", através da ablação do "r" não parece boa ideia.
O melhor mesmo é optarem pela cirurgia plástica: transformam o "r" em "d", e não se fala mais nisso.
Em 25 de Abril de 2004, comemoremos, pois, a "devolução": de Portugal à estagnação, à resignação, ao caciquismo e à parasitocracia desenfreada.
É justo.

Sem comentários: