sexta-feira, março 12, 2004

A INDÚSTRIA E O ARTESANATO

Em 9 de Março de 1945, bombardeiros pesados norte-americanos, no ataque a Tóquio, com bombas de fósforo, causaram a morte a 88.793 pessoas.
O ataque a Hiroshima, pelos mesmos norte-americanos, com uma bomba atómica, causou a morte a 71.379 pessoas.
O bombardeamento de Dresden, por bombardeiros ingleses e americanos, na primavera de 1945, causou 135.000 baixas civis. Dresden era uma cidade sem objectivos militares.
Mas isso era guerra, dirão os iluminados.
Ontem, em Madrid, foi terrorismo, o cúmulo da infâmia: morreram duas centenas de pessoas.
Nem que fosse só uma pessoa, era infame, digo eu, ingenuamente. Ontem em Madrid, como sempre neste planeta, quando fruto de pura sanha e vindicta desumana.
Mas não foi menos infame que em Tóquio, Hisroshima, Dresden e tantos outros palcos de ignomínia da nossa história e do nosso mundo.
O século vinte assistiu à industrialização da carnificina; porque nos admiramos tanto com o seu filho bastardo, o artesanato?...
Os terroristas são mais infames porque exercem artesanalmente?...Os B52 e os mísseis das potências são menos terroristas e nada infames porque exercem com alvará, patente e licença industrial?...
Na altura em que semeia o vento, ninguém pensa na tempestade. A violência é uma espiral cruel e antiga. Impiedosa, sinistra, insaciável, só gera mais violência.

Sem comentários: