quinta-feira, setembro 08, 2005

Interlúdio

Posto que a cavalgadura do Caguinchas, com o sentido de oportunidade que o caracteriza, irrompeu, vejo-me compelido a combater mais um foco de incêndio. Desse molde, acudindo às leitoras do Dragoscópio, certamente melindradas por mais uma das tropelias costumeiras daquele famigerado gandulo, passo a postalar o poema que lhes dedico, que era, diga-se em abono da verdade, para ser outro, mas, repito, face à tremenda contingência, tem que ser mesmo este.

ARROJOS

Se a minha amada um longo olhar me desse
Dos seus olhos que ferem como espadas,
Eu domaria o mar que se enfurece
E escalaria as nuvens rendilhadas.

Se ela deixasse, extático e suspenso,
Tomar-lhe as mãos mignonnes e aquecê-las,
Eu com um sopro enorme, um sopro imenso
Apagaria o lume ds estrelas.

Se aquela que amo mais que a luz do dia,
Me aniquilasse os males taciturnos,
O brilho dos meus olhos venceria
O clarão dos relâmpagos nocturnos.

Se ela quisesse amar, no azul do espaço,
Casando as suas penas com as minhas,
Eu desfaria o sol como desfaço
As bolas de sabão das criancinhas.

Se a Laura dos meus loucos desvarios
Fosse menos soberba e menos fria,
Eu pararia o curso dos grandes rios
E a lua afogaria nos meus braços.

Se ela ouvisse os meus cantos moribundos
E os lamentos das cítaras estranhas,
Eu ergueria os vales mais profundos
E abateria as sólidas montanhas.

E se aquela visão da fantasia
Me estreitasse ao peito alvo como arminho,
Eu nunca, nunca mais me sentaria
Às mesas espelhentas do Martinho.

- Cesário Verde

3 comentários:

Anónimo disse...

Por falar em Laura, hoje, que me dediquei a ver televisão por uma escassa meia hora, ouvi logo uma data de disparates que me deixaram até mais parva c'ó que sou; a Fátima qq. coisa saiu-se a dizer que alguém tinha tido uma criança,com o peso de 4 quilos e trezentas gramas, a quem iria ser posto precisamente o nome de Laura.
Trezentas!....
Depois uma repórter qq, da qual prefiro tb. ignorar o nome, não sabia um númaro qq.
Númaro!...
E finalmente entrou-me pelos ouvidos um póssamos qu'inté andei de banda...
Póooossamos!!!!......Catano!
C'os melhores cumprimentos
Anónima das 8

Anónimo disse...

Em tempo:
A do «pic-nic» de burguesas, será a mesma, a Laura?!
Anónima das 8

dragão disse...

Minha amiga,
gralhas também as encontra aqui no tugúrio (o Homem-prontuário está sempre a atirar-mas à cara, e faz ele muito bem, que bem mereço), mas como essas dos jornalistas não consigo. Bem tento, mas falho redondamente. Acho que só mesmo os bimbos - as Hágatas, os Toys, os Emanueis e repectivos fãs -, é que conseguem. Nem calcula, a minha cara e certamente bela amiga, como eu os invejo!...