quarta-feira, junho 08, 2022

O rotundo mas feroz caniche



Em 21 de Maio de 2022: 

«Portugal concede apoio financeiro de 250 milhões à Ucrânia»

Em 08 de Junho de 2022:

«Segurança Social corta apoio alimentar a milhares de famílias.»


Pois, lá está , o dinheiro não estica. Ainda menos para quem vive de empréstimos. E isto de botar figurinha lá fora, armando ao barão da geocaridadezota e vociferando iracundos béu-béus ao monstro russo, sai caro. Sai mesmo por um balúrdio. A pressa do rotundo caniche em alcandorar-se aos úberes da burrocracia eurotonta, também, coitado, não ajuda. Raia mesmo a fronteira da pelintrice esfaimada. 

Portanto, no exterior, para anglo ver, sua excrescência deita calcanhares ao rabo, todo ufano, e larga a pedir dinheiro aos mercados... para despejar nos bolsos do regime do Zombistão. Mas cá dentro, ide bugiar, otários!, e tomai lá austeridade.  Que é para irmos treinando já, de antemão (em stress pré-traumático, como os coisinhos, o que só nos calafeta a alminha), para a próxima bancarrota. Veremos como se acastelam nuvens e aragens lá pelo outono...

Entretanto, por diversas e repetidas ocasiões, perante o estardalhaço roncante do personagem (não raro ao despique com a lombriga acólita), oscilei abalado por duas sensações concorrentes e avassaladoras: dum lado, a vergonha, imensa, perplexa, repugnada; do outro, um certo e justo temor... Ao menos que os americanos lhe ponham um açaime. Era o mínimo, que diabo. O alemão, embora grande, não faz mal a uma mosca. Mais sedado não poderia estar. Mas este pequenitates, quem o oiça, só ocorre uma de duas coisas: ou fugir para bem longe; ou munir-se de um bom pau.


PS: Mas também, que são 250 milhões ao pé das dezenas de biliões que os amerdicanos já despejaram e vão tornar a despejar?... Peanuts! Já a Darknet, essa, parece que vai de vento em popa:

«Darknet sales

It has never been easier to get hold of various NATO shipments – directly from Ukraine – to anywhere in the world to anyone with money. The assortment from Kiev includes rifles, grenades, pistols, body armour. Just one of the listed sellers already had 32 successful transactions to his name. (...)»


2 comentários:

Anónimo disse...

Com tanto labéu , ainda temos o Pan às canetas ....

Vivendi disse...

É a bazuca europeia em acção.

Se tens que dar mais euros pelo mesmo litro de gasolina ou produto alimentar ou qualquer outra coisa, não é porque o produto ganhou valor e está mais caro. Continua a ser o mesmo litro de gasolina, o mesmo produto alimentar. Aquilo que usas para comprar, o euro, é que está a perder valor e por isso precisas de usar mais euros para comprar o mesmo produto. Conclusão: não são as coisas que estão mais caras, o euro é que está mais barato. E o euro está mais barato por causa do banco central que imprimiu o equivalente a 40% do PIB da Europa em 2 anos e dos confinamentos todos na Europa e porque o povo andou a dormir a sonhar com bazucas e arco iris e permitiu tudo acontecer.