terça-feira, dezembro 22, 2015

Não há Criações grátis




Então, as leis do Mercado não se aplicam às instituições financeiras?

Resposta: as leis do Mercado são as leis das Instituições Financeiras e aplicam-se ao Mundo.

Portanto, se não financiarmos as Instituições Financeiras acabamos a matar-nos e a comer-nos uns aos outros.

Mas não era suposto serem as Instituições Financeiras a financiar o Mundo?

Em teoria, o socialismo é angélico, o liberalismo é salvífico e a toinocracia parlamentar é o menos mau dos sistemas. Na prática está-se nos antípodas disso. Com tendência para piorar todos os dias.
As Instituições financeiras criaram a ilusão colectiva de que podem emular (com imensa vantagem e fofice) o Deus Criacionista, ou seja, que logram extrair dinheiro ad nihil. Ascenderam assim, paulatinamente, à dimensão do misterioso e do sagrado. Estão fora e acima do Mundo, com o qual comunicam  através duma rede piramidal de anjos, profetas, sacerdotes, beatos e prodígios. Os seus desígnios, lógicas, caprichos e humores são, por inerência de funções, absolutamente inefáveis, indiscutíveis e, sobretudo, inescrutionáveis. As suas facturas também. Se nos empresta dinheiro é natural que lho paguemos com juros. Se empresta a alguns, é natural que depois paguemos todos. A catástrofe divina manifesta-se através da força bruta da Natureza: massacra justos e pecadores no mesmo caldo. O pecado de alguns, por tradição e decreto divino, arrasta  ao cozido punitivo toda a comunidade. Afinal, foi da catástrofe natural, por decreto celeste, que nasceu a ideia da democracia. (É pois natural que para lá tenda, por princípio). Somos sempre "todos iguais" perante algo superior (Deus, a Lei, a Finança...ou a Morte, se quisermos entrar em rigores)
Portanto, e em síntese, na prática o Mundo paga principescamente pela sua gestão (e digestão) às Instituições Financeiras. A Finança converteu-se, deste modo, na finalidade do Mundo. Quer dizer, não serve o Mundo: serve-se dele.
 Sísifo, no Hades helénico, era mantido ocupado a empurrar o famoso calhau pela eternidade. Por excesso de esperteza em vida, foi condenado a permanecer estúpido pelo infinito da morte. Nós, por este andar, vamos ocupar este milénio e o próximo, pelo menos, a pagar à Finança. E quanto mais pagamos, mais ela nos empresta para pagar; pelo que quanto mais tentamos diminuir a dívida, mais ela cresce. Perceberam?
Embora não pareça, é simples. Demasiado até. Simplório mesmo.


PS: Acho imensa graça a certos ranchos folclóricos que nesta altura do campeonato ainda andam a catar piolhos e lêndeas no socialismo e na Constituição, mai-los Precs da Maria Caxuxa e as esquerdas do Museu de História Natural. Dito em analogia musical, é assim uma espécie, de festival pimba do pensamento político. Emanueis, Toys, Clementes e Quinzinhos de Portugal à desgarrada.

8 comentários:

marina disse...



a ver se sai a imagem :

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/90/69/f0/9069f0d635767257c0e66d70709e782d.jpg



simples , pois.

dragão disse...

Pois.

Mas agora os traficantes já nem precisam de chicotes, correntes e grilhetas com que constranger a gadeza... Ela própria assume mentalmente a postura e estipendia, através dos impostos e contribuições, toda o aparato "obrigacionista". Paga polícias, tribunais (esbirraria em geral, enfim), putas legisladeiras, milagres publicitários, e tudo o demais necessário a fazer com que o absurdo cada vez mais hermético onde se enclausura e vegeta lhe apareça transfigurado no melhor dos mundos (porque na verdade o único autorizado) possíveis.
Como em qualquer sistema compulsivo de toxicodependências, processa-se ao nível da auto-aturdição.

prolar disse...

Alto, alto.
Alguém falou em Mercado?

https://www.youtube.com/watch?v=3WN4Kjc3pK0

Olha o momento musical fresquinho ó freguês. Embora sinceramente não me lembre desta cena na Branca de Neve e os Sete Anões, e as disposições do Walt Disney até eram, digamos, diametralmente opostas.

Vivendi disse...

Ora aqui está um post muito bem "bolado".

A minha dica aos mais distraídos e incautos, mais do que tentar saber como funciona a bola (ou a bolha) financeira é preferível procurar saber quem a controla e tirar as respectivas conclusões...

Vivendi disse...

Os mestres dos dinheiro

https://www.youtube.com/watch?v=hWpy4iTCjww

Anónimo disse...

O banco mais judeu da américa (e do mundo provavelmente): Goldman Sachs
- O mesmo que frequentemente diz a clientes e/ou público para comprar/vender quando pensam eles próprios fazer exactamente o oposto - autodenomina-se : "a mão de deus".

Por cá temos uns do mesmo género, mais caseiros, denominados espiritos santos e ricciardis entre outros "virtuosos" da mesma espécie, mas ainda conseguem ser piores. Rebentam com os bancos depois de traficarem e torrarem o dinheiro das poupanças dos portuguêses que que ao invés deles, trabalham.

JCC

Anónimo disse...

http://www.noticiasaominuto.com/politica/508699/o-parlamento-e-o-maior-antro-de-corrupcao-na-politica-em-portugal

Lá diz o Arnaldo: é tudo putedo.

Anónimo disse...

Ainda a tempo:)

Como não são permitidos comentários na caixa relativamente ao tema de hoje, nada me impede de deixar, nesta, ao grande Dragão e família, votos de um Natal Feliz e que o Ano de 2016 lhe traga tudo o que desejar e mais.

Desejo o mesmo a todos os leitores e comentadores deste especialíssimo e inimitável espaço, que aqui vêm por bem.
Maria