sábado, fevereiro 19, 2011

Breve manual de economia medieval para otários


Talha - obrigação pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzia nas terras que ocupava no feudo.

Corvéia - obrigação que correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal. De 3 a 4 dias por semana.

Banalidade - obrigação que correspondia ao pagamento pela utilização das instalações do castelo. Se o servo precisasse usar o moinho ou o forno, deveria pagar uma taxa em mercadoria para o senhor feudal.

Portanto, ó caros democratas do cuspo, é só substituir "feudo" por "Estado" (entre "finanças" e "Segurança social"), "talha" por "contribuição", "corvéia" por "imposto", "banalidade" por "portagem", "taxa moderadora" ou "de estacionamento", e, claro, "servo" por "contribuinte". E pronto, aí tendes toda a vossa tão cantada e lambuzada "modernidade". A única diferença é que o "senhor" agora não é apenas um, são muitos. Mas todos a viver à grande e à francesa. Ao pé deles, o velho senhor feudal até faria figura de asceta.

PS: Ah, pois, e outra diferença catita é que eles agora já não aceitam pagamento em géneros. Tem que ser tudo em metal sonante.

PS 2 : E de bónus ainda tendes algo que eles não tinham: juros!

Sem comentários: