domingo, setembro 28, 2008

Detalhes significantes

Entretanto, vai-se falando por aí num montante de dívida desregulada que orça o Quadrilhão de dólares. Podemos imaginar o quadrilhão como mil trilhões. Ou podemos imaginar-nos a contar um quadrilhão à velocidade de um dólar por segundo: levaríamos 32 milhões de anos.

Por outro lado, convém não esquecer que quando a Federal Reserve intervém sobre bancos ou seguradoras em apuros (como foi o caso da AIG) não se trata propriamente duma nacionalização. Como bem notou Ellen Brown, a "Reserva Federal tem o poder de imprimir o dinheiro que circula nos Estados Unidos (e no resto do mundo em forma de dólar), mas não é parte do Governo Americano, ou seja, não é Estado. Pelo contrário, é uma corporação bancária, propriedade dum consórcio de bancos privados. No caso da intervenção na AIG, a banca privada limitou-se a adquirir uma das maiores seguradoras mundiais. Usando, tranquilamente, o dinheiro dos contribuintes para o efeito."


O termo quadrilhão é, pois, plenamente apropriado. Já que reflecte o resultado exacto do labor estrénuo e ponderado de uma descomunal quadrilha cuja desfaçatez só encontra paralelo na audácia.

PS: Evidentemente, se estivéssemos a falar de dinheiro a sério, diríamos quadrilião ou trilião.

Sem comentários: