quarta-feira, junho 11, 2008

Psico-kinder



«Psicopatas tendem a usar colegas para subir na carreira profissional».
Sim, e nos intervalos, tendem a escrever blogues liberdadeiros onde dão vazão a toda a sua frenética sociopatia e celebram a sacanice mais deslavada. Isto, uma metade deles. A outra metade tende, não menos morbidamente, para os blogues de ciência ou militâncias fracturantes do estilo barbie progressista.

Se bem que, a fazer fé na definição de "psicopata lícito" fornecida -, ou seja, "um psicopata não criminoso tem, ao contrário dos que cometem acções punidas pela justiça, características que lhe permitem uma rápida escalada de poder em algumas profissões. Prejudica os outros e utiliza-os em seu benefício para subir na empresa, eliminar a concorrência ou manter-se no poder por formas moralmente censuráveis, ainda que nunca chegue a cometer actos ilícitos." -, somos tentados a deduzir que, quer o darwinismo, quer o capitalismo, na respectiva essência, são duas mundovisões decorrentes de grave e viciosa patologia mental. O que, devo dizer, até vem bastante de encontro às minhas suspeitas.
Uma coisa, porém, é certa: os psicopatas lícitos são muito mais perigosos que os ilícitos. Estes, mais tarde ou mais cedo, após uma pequena série de crimes violentos, acabam na prisão; aqueles, pelo contrário, e no decurso de uma ascensão meteórica, correm o sério risco de acabar no governo. Dos Estados Unidos. Onde se tornam particularmente homicidas. E industrialmente também.

Sem comentários: