domingo, dezembro 09, 2007

Os paisanos e a paisagem (rep.)


Força-me a um reparo essencial:
Os embriões, os pobres, os deficientes, os idosos, vá lá, ainda dou de barato - quanto mais não seja, enquanto bibelot retórico. Agora os "menos capazes", francamente, não sei que mais é que o Timshel, ou quem quer que seja, pode reivindicar para eles. Do governo central ao poder autárquico, da administração pública à gestão desportiva, das forças de segurança às fraquezas armadas, os "menos capazes" já açambarcam praticamente todos os cargos de chefia, vice-chefia, direcção, gestão, ministério, assessoria e coiso-e-tal da nação (corrijo, da "nacinha"). De facto, a densidade de "menos capazes" nesses meandros inefabilíssimos, estou em crer, só será suplantada por certas aglomerações mirmitónicas geralmente conhecidas como "marabunta".
Por conseguinte, a fazer fé nesta fantasia "timsheliana", fruto certamente dum cocktail explosivo -e seguramente alucinogéneo - de hóstia consagrada com Pet Shop Boys, Deus o abençoe, Portugal, sem sombra de qualquer dúvida, lidera o pelotão ufano do "igualitarismo supino". Aliás, se juntarmos aos "menos capazes" triunfantes, todo o enxame coalescente - de "indigentes mentais", "pobres de espírito", "tetraplégicos morais" e "caquéticos juvenis" - que os reforça, apaija e inexpugnabiliza, então, mais que na liderança galharda, a Lusitónia pedala já, isolada, qual locomotiva resfolegante e toirabunda, em fuga desarvorada ao pelotão. Ou seja, da supremacia mundial abalança-se, com todo o seu arcaboiço boçal, à hegemonia avassaladora do planeta, os dois polos incluídos.
Isto deveio mesmo um país de tal modo igualitário, que colocar na presidência ou no governo um doutor-engenheiro ou um trolha das obras é rigorosamente indiferente, igual ao litro. Qualquer badameco lustroso que só aparentemente desfila, acelera e telefona na postura vertical, neste cóio de mediocridade soberana, neste ambiente de terraplenagem cultural, neste império da sabujice exo e endomilitante, ninguém duvide, pode ser ministro, secretário-geral, nababo, empresário-deus, PCA, vedeta, campeão, barão do jet-set, presidente da câmara, da república da Igreja Universal do Chuto na Bola, tudo! É claro que nem todos podem ser ao mesmo tempo, mas se houvesse tempo podemos estar certos que todos acabariam por exercer à sua vontade. Aquilo exala, mas turbilhoneia. Numa espécie de vórtice, de buraco-negro, de ralo hiante e centrípeto.
Não entendo pois a luta preocupada do meu bom amigo. O seu afã na instauração de algo que já existe e resplandece por toda a parte.
Em bom rigor, desfavorecida, aqui, só já se vislumbra uma pobre e desgraçada entidade: este pedaço de chão - sob este bocado de céu a velar esta míngua de esperança -, que padece conspurcado e flagelado por uma tão sórdida e descategorizada amostra de gente.
É que tais paisanos já nem na paisagem se integram: estragam-na.

PS: Musicalmente, se eu mandasse, este gajo, o Timshel, era logo internado num Campo de Concentração. Mas politicamente, não obstante a fábula esquerdista em que se fantasia feito fado dos subúrbios, devo reconhecer que é um castiço. E para arranjar motes, não há melhor.

40 comentários:

Anónimo disse...

Excelentíssimo:
Olhe que aqui ao lado,sob a "salerosa" batuta do "Ceropatatero" & Ca.,já devem ter ultrapassado a corja do lado de cá...

timshel disse...

ó dragão

estás (estamos) com concorrência desleal

em matéria de peixarada, se deres uma vista de olhos pelo blog atlântico e portugal contemporâneo e afins, dás de frente com verdadeiros profissionais, professores doutores em matéria de avacalhamento

aquilo bate tudo quanto eu poderia imaginar

Anónimo disse...

e' verdade, o' dragao, o timshel tem toda a razao. cuidado com a concorrencia. vi que foste recentemente 'linkado' pelo insurgente. tem cuidado, pa', ja' vi gajos comecarem a deslizar para a senilidade por menos....

zazie disse...

Comigo é que não se metem. Depois desta treta das fobias e das sovas que já dei, à conta dos dedinhos apontados, estes escoteirinhos da denúncia, até fogem.

E vingam-se sempre nos mais toinos- no tolo do Helder que foi para lá com justificações. A ver se não lhe caíram ainda mais em cima- as purinhas, as santinhas de traseiro.

É bem-feito, é para aprenderem a não serem papagaios e darem-lhes conversa. Eles que cantem primeiro, que se expliquem, que mostrem os atestados e as vacinas de anti-fobias.

ahahahaha

zazie disse...

Mas este post é um grande tratado.

Anónimo disse...

so' existe uma boa desculpa para ir ler o insurgente: voyeurismo. Pecador me confesso, a minha carne fraquejou e nao resisti de ir la' 'a coca de uma resposta fulminante do AAA. Debalde... :(

zazie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
zazie disse...

É, eu topei. Mas a ver se te atreves a fazer essas perguntinhas de caca a mim ou ao Dragão

eehehe

O tanas, connosco piras-te. O que eu gramava que também me dissesses que eu era de direita e tinha não sei quantas fobiazinhas. Nem imaginas como gostava. Acontecia-te o mesmo que ao caramelo, mais um pouco e dava calda para pudim

ahaha

Anónimo disse...

o' zazie, se nao es homofobica nem nada, porque e' que estas sempre a falar dos 'lobbies' gay? ahahahahah


nao te esquecas de um pequeno pormenor ( nao obstante de importancia nao desprezavel): o Dragao tem um grande sentido de humor; aqueles candidatos a melancia pos-moderna (liberal-de-sacristia) sao totalmente destituidos dessa qualidade. isso e' muito importante.

quanto a ti, zazie, o' cum caracas, desde quando e' que eu deixei de te chingar o juizo a proposito do que quer que fosse? :O)))

zazie disse...

é, tu como homocientificus tinhas logo de te explicar, bem explicadinho, com a puta da palavra homofobia que também papagueias a troco de semente de girrassol.

Era só isso, rapaz. Bem explicadinho, que eu cá´, nessas coisas não faço por menos, quero sempre entender tudo o que os psicos e médicos dizem. Se tenho doença especial que mais ninguém tem, que digam quais são os sintomas.

Porque os lobbys gay, meu bacano científico, não são bruxaria, têm nome, morada, financiamentos da ONU e da UE. Não são palavras vazias.

Anónimo disse...

"que eu gramava que também me dissesses que eu era de direita e tinha não sei quantas fobiazinhas. "

esta escapou-me... desculpa, aqui vai: es uma reaccionaria de direita, fobienta ate' ao tutano (nem me pecas para ser mais especifico senao nem saia daqui amanha, quanto mais hoje). mas eu desculpo-te tudo. porque sei que tu, desde pequenina, querias ser professora para correres as criancinhas a carolos. :O))

zazie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
zazie disse...

E já é uma grande concessão eu dizer lobbies gay em vez de lobbies de fufice e causa rabichal. É só para facilitar a comunicação com os ETs.

Agora as famosas fobias que ninguém sabe explicar os sintoams, se dão formigueiro no dedão do pé, ou comichão nas partes gagas, essas sim, tinhas mesmo de cantar comigo o que não precisas de cantar com os tolinhos cheios de melindres para não parecer mal.

timshel disse...

"Pecador me confesso, a minha carne fraquejou e nao resisti de ir la' 'a coca de uma resposta fulminante do AAA. Debalde... :("

de balde e de vassoura e com uma mola no nariz

zazie disse...

ehehe
Pois é. Sou isso tudo que não há-de ser nada que tu também não sejas, com a diferença que bem disseste- "Pour faire chier les mômes"

E os escoteirinhos das patrulhas, acrescente-se

":OP

Anónimo disse...

Pois.
O Dragão, a Zazie e o Timshel foram almoçar.
Há muito que tinham isso combinado.
No final tiraram a fotografia que encabeça este post ao que restou do repasto.
(Nota: eu não pude ir por dificuldades de agenda)
Agora estão aqui a evaporar o tintol que entretanto deglutiram.

Anónimo disse...

"com a puta da palavra homofobia que também papagueias a troco de semente de girrassol."

so' porque tu me pediste explicitamente. ;-)

na verdade, acho que aquilo sao tudo conversas da treta. a unica regra que eu tenho e' a seguinte: o 'desejo' no sentido lato do termo e' um complexo de coisas, de propriedades, de vontade, de delirios, uma encruzilhada onde tudo se encontra. sou muito delleuziano. um gajo deseja um conjunto de coisas: uma mulher (se tiver bom gosto) com certo olhar, uma figura, certos interesses, para ir viajar com ela, ou para construir uma casa e uma familia, em interaccao com os amigos comuns e os familiares, e os colegas e isso tudo . ninguem deseja uma mulher so' para ir para a cama, fechado entre quatro paredes, por uma hora, ainda menos a troco de nao sei quantos euros (para que hei-de pagar o que posso teer de borla, melhor, posso ter com uma conquista, uma historia, cumplicidades, e inumeras surpresas).

os gajos andam a discutir a homo-o-que-raio-quiseres-acrescentar-a-seguir
como se fosse uma questao de preenchimento de formularios e contratos, de cada um ir para dentro do quarto meter o coiso sabe-se la' aonde, por uma hora, em privado, longe da vista. e' so' isso que e' comico. estao ainda na fase pre-adolescencia no que diz respeito ao imaginario daquela merda toda.

PS: escuteiro e' que nao, cum caracas, zazie!!!!! humpf...

zazie disse...

de balde e de vassoura e com uma mola no nariz

Ó Tim, isso é geral. Há pouco lugar na blogosfera onde se possa entrar sem ser de nariz tapado e galochas nos pés.

Um pavor a transbordar de caca.

zazie disse...

Este bacano científico arruma-me sempre com a poesia.

Mas troca tudo. Ora repete lá esta passagem mudando o género e conta como é. Se é doença ou só não é doença fazer a propaganda que os outros são doentes:

um gajo deseja um conjunto de coisas: um outro gajo (se tiver bom gosto) com certo olhar, uma figura, certos interesses, para ir viajar com ele, ou para construir uma casa e uma familia (comprando os nenucos em saldo a outros), em interaccao com os amigos comuns e os familiares, e os colegas e isso tudo . ninguem deseja um homem so' para ir para a cama, fechado entre quatro paredes, por uma hora, ainda menos a troco de nao sei quantos euros

timshel disse...

eu não degluto tintol (a não ser quando já estou com a barriga cheia o que raramente acontece - sou daqueles que perante uma barriga a meio de vinho, penso sempre numa barriga meio-vazia e não numa barriga meio-cheia)

normalmente emborco-o

Anónimo disse...

olh'á malta!

parabens ao Dragão pelo post, carago!!

Quem é que defenderá todos esses 'deserdados'.
Será o sr.Chavez?!
ahahahahhaha

josé disse...

O nosso primeiro-ministro, disse ao El País, coisas interessantes e reveladoras da sua estima pessoal, em alta.

"Um dos meus autores favoritos é Ortega y Gasset, recordo a impressão que me causou A Rebelião das Massas. Ortega escrevia com muita clareza. Nos anos 30 já dizia que o conceito moderno era o pleno; porque tudo estava pleno de gente, os bares, os teatros...e a consequência era a ascensão da opinião do homem médio. Creio que Ortega defendia que devemos alimentar os que conseguiram que sejamos melhores para acabar com a mediocridade do homem médio".
(...)
El País- Que clássicos portugueses prefere?

J.S.- Camões e Pessoa. Somos um país de poetas, mas uns são melhores do que outros, claro.
(...)
"Tenho uma capacidade crítica muito severa, não me agrada nada fazer figuras ridículas".

Helder Ferreira disse...

zazie,

"tolo" não que fico ofendido. "Tolinho" se faz favor.
E "justificação" também não. "Fugir com o rabo à seringa" é mais próprio.

Helder Ferreira disse...

Ah! Sobre o "fugir com o rabo à seringa" logo conversamos mais daqui a uns meses.

zazie disse...

ehehe

Não era para ofender, ó Helder, v. até é o meu insurgente de estimação.

Mas não se deve dar o flanco à novilíngua. E muito menos permitirmos que os escoteirinhos apalpa-alminhas nos façam julgamentos sem contarem como é com eles.

Beijocas

zazie disse...

«logo conversamos mais daqui a uns meses.»

ué... daqui a uns meses...?

não vai virar Loreta a revindicar o direito às trompas, cara?

zazie disse...

Ó José, essa entrevista do engenheiro deve ser para meter inveja ao Caguinchas

Anónimo disse...

General agreement is confined to the notion that mind is a process, not a thing

timshel disse...

112.67.524
564.87.98
45.567.076
89.675.098
59.897.765
09.56.897

timshel disse...

o meu comentário anterior é uma tosca tentativa para acompanhar o moderno discurso da blogosfera neoliberal

zazie disse...

aahhahaha

Vê lá se te acontece como o outro e trocas o telefone das ninfetas pelo IP do Vaticano.

Anónimo disse...

Olha lá, ó Glutão dos farináceos consagrados,
para a tentativa ser realmente tua teria que ser qualquer coisa como:
Mateus 112.67.524
Lucas 564.87.98
João 45.567.076
Chavez 89.675.098
... e por aí adiante.

zazie disse...

ahahahahaha

Esta agora foi xeque-mate

":O)))

zazie disse...

O Chavez vem depois do Apocalipse ou antes de bomba de gasolina?

ahahahahaha

zazie disse...

os farináceos consagrados

ahahahahahahaha

Assim não vale

":O))))

Helder Ferreira disse...

"Não era para ofender, ó Helder"

Eu sei, foi uma chalaça minha :-)

"Mas não se deve dar o flanco à novilíngua."

Eu sabia desse risco óbvio mas o alvo é outro. Por isso é que deixo para daqui a uns meses. Não sei se será já no início de 2008 ou quando a manjedoura (leia-se Parlamento) abrir em Setembro.


"não vai virar Loreta a revindicar o direito às trompas, cara?"

Nunca. Tou contente com o que tenho. :-) E as trompas nesta altura dão-me mais deveres que direitos e desses estou eu farto.

zazie disse...

É capaz de ter razão que para combater estas matilhas todas as estratégias são boas.

Eu é que não suportava aquilo. Tinha sido tudo corrido à vassourada.

Mas valeu pelo exemplo. Mesmo fazendo-lhes a vontade e falando nessa anormalidade de fobias sem se explicar o que é, sem ser acto, podendo ser qualquer estranha palpitação do subconsciente, a ver se não o chatearam na mesma.

E abusaram. Porque não lhe bastou dizer que sim, que nem era essa coisa feia, como as bruxas, porque até se dá com eles e deixa que acompanhem o bébé a ver para que valeu.

Foram logo lá, os valentes escoteiros da patrulha da denúncia da homofobia, dizerem que isso para disfarçar, porque a direita não sei quantos... e tinha de confessar o voto no casório e alinhar na matilha da denúncia de outros.
Até o bacano do homocientíficus do MP-S fez coro, por causa da Direita, que tem sempre todas essas fobias que a esquerda nunca terá, o que quer que isso seja, excepto a pedofilia militante dos camaradas do poder.

Mas está bem. V. faz de vítima que depois nós tratamos de lhes dar marretadas.

Pour faire chier les mômes

";O)))

bisou

Anónimo disse...

Ah bon!
On parle français maintenant?!

Anónimo disse...

Eh, eh, eh...

Excelente post !

Anónimo disse...

OFF:

E o caro Dragão soube desta...

http://www.telegraph.co.uk/news/main.jhtml?xml=/news/2007/11/13/wdog113.xml

...duvido, mas nunca se sabe :)