quinta-feira, dezembro 13, 2007

A Admirável Escola do Amanhã




Um vislumbre da "escola pública" do amanhã:



Traduzindo: o Estado, depois de assumir as prerrogativas de Deus e da Pátria, abalança-se agora à substituição da Família. A Trilogia tradicional virou amálgama bur(r)ocrática. Universão globoscópica.

Era sobre tudo isto que profetizava a "Laranja Mecânica". O Totalitarismo laico e balalaico. A higienização social sob os augúrios da fantasia determinista da fabricação uniforme... de sociopatas.
Tenho um belo nome para tudo isto: Parafascismo.

6 comentários:

josé disse...

Eu tenho um melhor: ISCTE.

Ideologia social para o controlo da tradição e do Estado

Anónimo disse...

o futuro (fim) da humanidade será a sequência de 3 filmes: "Soilent Green" seguido de "THX 1138" terminando com "Planet of the Apes".

Anónimo disse...

Ao que chegam as pessoas em nome do higienismo compulsivo!

http://deverderesposta.blogspot.com

[Meu caro, faça-me lá a vontade, se achar que ainda vale a pena ... :)]

lusgon disse...

Respeitando todos os receios expressos devo dizer que acho saudável que se continue a tentar resolver os problemas das anteriores tentativas. Acho bem que o estado se responsabilize pela educação dos seus constituintes, acho bem que aprenda com os seus erros, acho bem que se auto-fiscalize, acho bem que se auto-avalie, acho mal o liberalismo aplicado à educação. Sim, sem parafascismo, é certo, mas que se tente...

Mário Chainho disse...

Como a religião foi escorraçada da vida pública, o Estado passou também a desempenhar funções espirituais, educativas, de auxílio aos necessitados, etc. A partir daqui o erro será sempre o Estado não fazer mais e mais.

Anónimo disse...

http://umjardimnodeserto.nireblog.com/

O Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley.
Bom texto. Não consegui, contudo, perceber o que significa "universão globoscópica". Não consigo referenciar a expressão.