sábado, maio 20, 2006

Uma questão controversa




É uma questão que me ocorre, pelo menos, todas as semanas e que Steve Sailer, no seu blogue não raras vezes sagaz, aprimora com usual argúcia. Uma passagem merece especial destaque:
«Como o correspondente Alan Riding, do New York Times, escreveu, no seu best-seller, "Vizinhos distantes: Um retrato dos Mexicanos", no México, a Vida pública pode ser definida como o abuso de poder para aquisição de riqueza, e o abuso da riqueza para aquisição do Poder.»
É esta brilhante definição que me interessa e que, certamente, nos deveria convocar - a mim e a vós, ó génios que daí me decifrais - não só ao riso mas, sobremaneira, à reflexão.

Confesso que acho deslumbrante: "O abuso do Poder para aquisição de riqueza, e o abuso da riqueza para aquisição de Poder"... Até apetece sair pelas ruas a pintar nos muros e a carimbar nos autocarros.

Mas...(não consigo suster esta perplexidade), acuda-me daí uma alma caridosa que me esclareça: Não é esse o lema do "Ocidente" desde o Império Romano paradigmático?... Não tem sido esse o "Abre-te Sésamo"dos Impérios e magnas Potências?...

De tal modo vício já virou tique: Andamos sempre a armar em virgens impolutas. E, com igual constância, a descarregar a própria infâmia em cima dos costados alheios.

Sem comentários: