segunda-feira, janeiro 30, 2006

Sebastião



A Actual Dívida Americana ascende à módica quantia de USD. 8.162 triliões. Relembro, aos menos hábeis nestas coisa da aritmética, que um trilião equivale a 1 milhão de biliões, sendo ainda que 1 bilião corresponde a 1 milhão de milhões. Esclarecidos?

E andam estes somíticos que nos desgovernam a torturar-nos com um défice de merda. A sujeitar-nos às piores sevícias a pretexto de amendoins.

Será que não percebem que os Estados Unidos são a maior potência mundial precisamente porque têm a maior dívida?!... A grandeza de um país mede-se pela sua capacidade de gastar principiescamente e pagar ficticiamente. Um pouco como as pessoas...

Imaginem que davam um milhão de euros a cada português. Assim mesmo: dado; "toma lá um milhão dele e vai à tua vida. Acabaram-se as choraminguices e a mama atávica do Estado!" Para o efeito, o nosso governo, se fosse realmente eficaz, contraía o devido empréstimo num qualquer banco Internacional. Resultava num valor de dez biliões de euros. Depois, cada qual que tratasse do seu milhão. Investia, viajava, jogava, ia às putas, era lá com ele! Claro está, acabavam-se reformas, caixas de previdência, subsídios para isto e para aquilo, grande parte dos funcionários públicos, a generalidade dos políticos, etc, etc. Na volta, ainda ficava mais barato que o actual Orçamento Geral do Estado. Isto, sim, isto é que era um liberalismo a sério. E socialismo também. Agradava-se a gregos e troianos. Partia tudo em pé de igualdade e todos capitalistas.
Agora reparem, a Dívida daí resultante -os tais dez biliões de euros-, comparada à Dívida do Paraíso Terreal (os Estados Unidos, nunca esqueçam) é uma insignificância: exactamente a distância que vai de dez biliões a 7.999.990 biliões, se as contas não me falham. Ora, enquanto população, a diferença que medeia entre nós, Portugueses, e eles, americanos, é entre dez milhões e 250 milhões. No entanto, cada americano deve qualquer coisa como 32 biliões de dólares, mais coisa menos coisa, e ninguém parece escandalizar-se. Então porque diabo há-de haver escândalo se cada português dever 1 milhão de euros?...
Por outro lado, uma vez que passamos a ser todos ricos, os portugueses, desatamos a criar riqueza, uma farturinha que nunca mais acaba, pelo que em menos de nada o próprio país poderá pagar o empréstimo contraído e ainda extrair lucros consideráveis. Um Eldorado. Até faz crescer água na boca!
E mesmo que, por um qualquer vício idiossincrático, esta malta malbarate o dinheiro todo em telemóveis, automóveis e férias nas Bahamas, mesmo assim, não haverá problema: paga-se à velocidade dos Américas. Ou seja: No dia de São Nunca, à tarde. Até porque uma gota dos juros da dívida deles chega para afogar a totalidade da nossa.
De resto, não vislumbro solução mais perfeita: que cada qual se governe. No pior dos casos, desgoverna-se e arca com as consequências. Não há mais bodes expiatórios. Mas, ao estado a que isto chegou, estou em crer que é preverivel cada qual tratar de si, que meia dúzia destratarem todos.
E com esta breve -mas retumbante - análise, acabo de ultrapassar os liberais pela esquerda, pela direita, por cima, enfim, por todos os lados.
Um verdadeiro Dragão de Matos, o grande educador da classe otária. Mas podem tratar-me apenas por...Sebastião.
Porque de areia percebo. Sou perito em andar em cima dela e não em atirá-la, como estes fulanos empedestalados, aos olhos dos outros.

11 comentários:

esgoto disse...

é de génio! aproveita enquanto estão todos reunidos com o Gates e lê-lhes a tese, assim como assim...

Anónimo disse...

Ó Sebastião, diz-me lá: o que farias com um milhão de euros nesse Portugal milionário?

Anónimo disse...

O "marcador" diz-me que estão quatro gajos a esta hora a ler este tratado de economia!

Amanhã vou aos bancos sacar todo dinheiro possivel em vários empréstimos...divorcio-me para não prejudicar a familia, continuo a trabalhar e como não tenho praticamente nada em meu nome, qualquer juiz civél manda penhorar uma pequena percentagem do meu vencimento! O que é isso comparado com a massa que vou sacar à agiotagem legal!
Fez-se luz

Anónimo disse...

perdoe-me o preciosismo: o trilião americano equivale a mil biliões, por sua vez o bilião americano equivale a mil milhões. assim:
trilião americano=10^12
trilião nacional=10^18

timshel disse...

mas é que tens razão dragão

como é que ainda ninguém se lembrou disto?

os camones andam mais uma vez a comer-nos por parvos

todo o mundo lhes deve dinheiro e os gajos andam aí pelo mundo inteiro a pavonear-se com o dinheiro dos outros

cadê e nós?

dragão disse...

Diabos me levem!, então o trilião americano é mais pequeno que o dos outros?...
Isso não será quando toca a pagarem?
Porque quando toca a receberem, deve ser o dobro do dos outros.

Anónimo disse...

Pois é, Sebastião desempedestalado... só tens areia nos pés. Não tens dinheiro nem crédito como os camones, por isso reduz-te à tua insignificância e volta lá para o deserto donde nunca deverias ter regressado. Vai-te, Sebastião!

zazie disse...

mas esta tese é uma delícia. O problemas nestas tretas é a fama. Nestas coisas de grandes vigarices só os muito grandes ou muito pequeninos. Está tudo marcado à nascença. O nosso azar é nem termos atestado de pobreza à país Africano nem de grandeza à States.
Dava nas vistas ":O)))

jcd disse...

Dragão, tens visto muito a Angelina Jolie? Como é que está a rapariga? Aquela lábia é tudo carnuça ou é botox?

(Finalmente descobri a sua identidade. Com este jeito para as contas e com tal confusão de zeros, tenho a certeza que é o António Guterres.)

dragão disse...

Os seus "mais que tudo" é que nem sabem, pelos vistos, quanto é um trilião e eu é que não tenho jeito para contas. Pois é claro que não tenho jeito para contas e tomo isso como um elogio. Está-me a ver com cara de contabilista?

Surprende-me, ainda assim, que não tenha vindo esmagar-me com as suas já lendárias "estatísticas". Respiro aliviado.

Quanto à Angelina, que é o que interessa, devo confessar que não me preenche as fantasias. Interesso-me mais, infinitamente mais, pela Zeta Jones, pela Monica Bellucci, pela Sophie ou até pela Veronica Zemanova. Se algum destes portentosos mistérios o atormentar, diga.
Em todo o caso, deixo um palpite: a boca da Angelina parece enchida à bomba. Aposto no botox.

Flávio Santos disse...

A ler "O colapso financeiro antes do Verão e porquê...":
http://saberaverdade.blogspot.com/2006/01/o-colapso-financeiro-antes-do-vero-e.html