segunda-feira, setembro 12, 2005

Diz-me com quem treinas...


Tropas dos Estados Unidos treinam com Forças Armadas Angolanas no Bengo, a norte de Luanda. O exercício conjunto -"Med Flag" de seu nome -, visa apurar perícias e agilidades em "intervenções de apoio a populações afectadas por calamidades naturais".
Bem, se são os americanos que procedem ao adestramento dos angolanos, estão certamente a leccionar-lhes sobre os democráticos modos de evacuar à força as populações sinistradas, depois da passagem das catástrofes. Mas se é o contrário, como é mais provável, então, vão concerteza os nossos ex-compatriotas instruí-los nos mil e um truques, mais as infinitas maneiras, de como pilhar e violar essas mesmas populações sinistradas, após a passagem das catástrofes.
Numa coisa, como é óbvio, estão todos de acordo: convém ser, por regra de ouro, depois. As populações encontram-se sempre bastante mais vulneráveis e desorientadas nessa altura.
Entretanto, José Eduardo dos Santos já pediu a geminação da presidência com Bush. Não só pela excelência do regime familocrata que pratica fervorosamente, mas também, e sobretudo, porque tem o país infestado de pretos extremamente pobres, de utilidade mais que duvidosa. Bush, por seu lado, detém para exportação todo um know-how que lhe interessa: não perder tempo nem fundos com combates inúteis e dispendiosos, mas tratar, isso sim, da rentabilização do evento.
Sendo enviada pela Providência Divina, a calamidade, é, sem sombra de dúvida, providencial. Há que tratá-la em conformidade.

2 comentários:

Afonso Henriques disse...

O petróleo de Angola não tem nada a ver com isto.
Óbviamente.

Anónimo disse...

Militarmente os EUA nada têm que ensinar aos Angolanos.É mais uma arrogãncia.
Já se esqueceram da Somália.