E para aqueles que se babam com as glórias do instante a ferver, e proclamam as maravilhas do progresso da última moda, vale sempre a pena comparar a moral do nosso tempo, pilotada por miniaturas de cata-vento, com dois simples aforismos:
1. «Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las»;e 2. «Haverá flagelo mais terrível do que a injustiça de armas na mão?»
Ambos foram escritos há mais de 2 milénios. Respectivamente, por Pitágoras e Aristóteles.
E razão tinha Hesíodo.
4 comentários:
Uma criança iraquiana nunca diria: «Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las»
Mas já estou a vê-la afirmar: «Haverá flagelo mais terrível do que a injustiça de armas na mão?»
Quem era o Hesíodo?
Ali o "quimico" vai ser enforcado.Parece que "limpou" 180000 curdos, nomeadamente com ataques aéreos com gases, o que lhe valeu a alcunha.
Acho muito estranho a "garra" com que aqui se combateu o "fascismo" o pior regime, segundo uns, quando feitas as contas "limpou", segundo os ditos cerca de 50 pessoas.
O estranho é que no Iraque o melhor era "deixá-los ir", como defende o IGAI relativamente aos criminosos que fogem da polícia,isto é para estes defensores de causas a invasão foi má, mesmo que tenha dado oportunidade à democracia.
Quem tem armas na mão normalmente não é injustiçado e qundo é o resultado vê-se logo.Como no 25
O Hesíodo, juntamente com o Homero, é um dos "pais fundadores" da nossa civilização (agora já reduzida a um resquício em rápida consumpção, mas enfim...).
Viveu há muito tempo. O google explica.
Isto de pais fundadores é assim: os américas têm os deles e nós temos os nossos.
:O)
O Lusitânia preocupa-se com a democracia no Iraque. Ficam-lhe bem esses sentimentos.
Escreveu «Os trabalhos e os dias» ;
«(...) Por último, surge a raça de ferro, que é o próprio tempo de Hesíodo, constituído por fadigas, misérias e angústias. Dias terríveis esperam esta raça: "O pai não mais se assemelhará ao filho nem o filho ao pai; o hóspede não será mais caro a seu hospedeiro, nem o amigo a seu amigo, nem o irmão a seu irmão"(...)».
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