sábado, janeiro 03, 2004

A FÓRMULA Q - O Debate

O estado maior da tasca, reunido em sessão especial para apreciação do meu projecto sobre a "Fórmula Q", escutou com a maior atenção os respectivos detalhes e estudos de impacto. Estavam presentes o Dinossauro, o Caguinchas e o Batnavó (além deste vosso ilustre criado, é claro). Finda a explanação, sucedeu-se, como é habitual, um aceso debate e uma polémica incendiada (ou não estivesse presente um dragão e a bebida distribuída aos parlamentares não fosse um aguardente decrépita de velha, capaz de reanimar um defunto (excepto se este fosse, ao mesmo tempo, presidente da República)...
Poupo-vos aos pormenores e, sobretudo, à linguagem utilizada, que nem sempre primaram pela urbanidade e a tolerância, o que, julgo, deve atribuir-se mais ao medronho e à proximidade do derby alfacinha, do que ao feitio notoriamete avacalhente dos presentes.
Registe-se apenas o essencial das questões e objecções levantadas a um projecto que eu era capaz de jurar pela minha mãezinha ser absolutamente imaculado e perfeito.
Segundo o Dinossauro: o Quiromóvel dificulta (senão impossibilita mesmo) a utilização simultânea do telemóvel, o que, como é bom de ver, vai complicar a sua adopção pelo consumidor português. (É sabido que o sistema sem mãos, no nosso país, não é aceite, pois retira ao utente o deleite supremo da manipulação, e causa uma angustiante redução do prazer erótico da coisa...)
Segundo o Batnavó: O Quiromóvel pressupõe tracção atrás; mas no caso de tracção à frente, como se deverá chamar: Quiromóvel ou Pedomóvel? Pelas contas dele, a tracção à frente teria maior sucesso, já que um país com tradições pedófilas decerto preferiria soluções pedomotrizes.
Segundo o Caguinchas: poderia ou não o Quiromóvel ser usado no serviço de taxi?...E no caso dos autocarros da carris?...E o condutor, não poderia usar patins, nas grandes viajens?...
Confesso que estas questões, a juntar à aguardente provecta, me deixaram um bocado atordoado. Prometi retaliar a contento.
Entretanto, o diploma foi mandado para trás para revisão.

Sem comentários: