domingo, junho 26, 2005

Filmes e fitas

Cara Lolita,
Só por ser para si e porque eu não sei dizer não a uma senhora.
Mas deixo um aviso prévio: não sou muito de ver filmes. Sou mais de protagonizá-los. Aliás, já desempenhei, com brilhantismo variável, vários géneros: aventuras, guerra, comédia, drama, romance, musicais e, como não podia deixar de ser, porno. Ultimamente, ao reparar no país e no mundo em geral, experimento um que nunca tinha experimentado antes: terror.

Mas então aí vai...

1. Melhores filmes dos últimos anos: Francamente, não me ocorre nenhum. Há mais de dez anos que não meto as patorras em sala de cinema. E não tenho saudades nenhumas. O último que não me fez adormecer ao fim de 10 minutos foi o "Underground" (acho que é dum tal Kosturica).

2. Filmes da vida: dizem que no fim, quando a Ceifeira chega, se assiste ao filme da própria vida. Ficarei atento ao meu. Dava um bom romance, portanto também deve dar um bom filme (desde que, claro está, a produção não seja de Hollywood). Pena que já não me lembre de muitas das partes mais interessantes.
Fora esse, "Laranja Mecânica" e "Apocalipse now". São muito educativos.

3. Actores com pujança: Marlon Brando. Até tem a fotografia do Coronel Kurz afixada neste blogue. E bastava ter desempenhado o Coronel Kurz para ser o maior.

4. Actrizes de mão cheia: Catherine Deneuve. Aos quarenta anos. Deslumbra-me, aquela mulher.

5. O meu musical: Os filmes dos Beatles.

6. Realizador: Stanley Kubric.

7. Passo este interrogatório ao Caguinchas, por pura sacanice. E corro às trincheiras.

PS: Por último, recomendo uma visita ao Shelltox Concise, na letra C. Convém conferir lá o substantivo "Cinema".

3 comentários:

zazie disse...

Geralmente é assim. Há artes que se excluem. Quem escreve não precisa de ver. E é melhor assim, porque é raro que resulte quando um filósofo ou escritor se mete nos “movies”. É raro o universo cinematográfico influenciar a escrita. Mas parece que aconteceu com Borges. No entanto, vendo o que ele gostava fica-se desiludido. O Sternberg, sempre. E nunca se lembrou do outro, mil vezes maior: o Stroheim.
E considera esmagador o Citizen Kane, quando o Welles até tinha mão demasiado pesada...

É assim... mas quem me dera a mim alinhavar 5 linhas como ele ou dois fotogramas como os outros... “:O(

Mas estou contigo: o Kubrick sim, sempre.E o kusturika é uma grande treta que toda a gente cita “;O)) Pior que isso só mesmo a Jane Campion (que é uma demarcação de gosto que partilho com o Alex dos Espelhos Velados).

zazie disse...

mas era capaz de te dizer que sem os movies ia-se grande parte de mim...

do que nunca consegui gostar é do teatro. E já me esforcei mas não há maneira. É de ordem física o incómodo...

zazie disse...

ahaha que grande susto! mudaste o template quando cliquei no comentário ":O))