sexta-feira, julho 01, 2005

Aventuras Amorosas do Fundador

«Houvera sempre galanteios da parte dos reis para com as mulheres dos vassalos, mas não eram tão funestos para o povo os seus efeitos. Assim, a história conta que D. Afonso Henriques, também dado a loucuras amorosas, nos seus raros ócios de conquistador de terras, fora um dia hospedar-se em Unhão, em casa de um homem bom do lugar de nome Gonçalo de Sousa.
Recebeu o fidalgo com extremos hospitaleiros o valente rei e, para melhor lhe provar o afecto, foi ele próprio, segundo a pitoresca expressão do cronista, adubar-lhe o comer. Ora, enquanto o fidalgo assim se esmerava em obséquios devidos ao monarca, este, que era amigo de bons bocados, foi ver-lhe a mulher.
Viu-a e tanto se deleitou com a vista que lhe rendeu galanteios. Dona Sancha Álvares era o nome da dama e, ao que parece, era formosíssima. Pelo menos tal a julgou o rei, porque começou com ela a usar o mesmo processo com que abria brechas nos muros dos baluartes sarracenos. E ela, complacente, deixava-se... esbrechar.
Dom Gonçalo de Sousa -diz a crónica- entrou pela porta e viu assim ser e pesou-lhe de ahi muito e disse-lhe: "Senhor, levantae-vos caadubado o tendes!"
O rei, um tanto desassossegado pelo feito, foi sentar-se, comeu e partiu.»

- Alfredo Amorim Pessoa, "História da Prostituição em Portugal"

Apreciei a forma decidida como Sua Majestade assaltou a dama.

1 comentário:

zazie disse...

á que maravilha! estas historietas medievas é que eram giras! há umas perfeitamente incríveis escritas por frades ":O)