Foi trasladado para o Panteão Nacional de França durante a Revolução. Foi, estou em crer, o espírito guia de Robespierre. Foi considerado um dos patronos espirituais da Revolução. A sua "vontage geral" serviu de modelo, em grande parte, ao imperativo categórico kantiano. É, ainda hoje, um dos santinhos de pau carunchoso da Esquerda. É, ainda hoje, um dos grandes fetiches inspiradores da "educação". E, sim, caros leitores, é o autor mistério do postal anterior:
Jean-Jacques Rousseau
Na sua famosa obra "O Contrato Social". E notem que eu apenas citei um pequeno número de teses pouco abonatórias para aqueles que o reclamam como baluarte. São abundantes. Percebe-se até porque é que a generalidade dos iluministas, a culminar em Voltaire, o detestavam.
Na gravura em epígrafe, em forma de alegoria, encontramos - figurado na culinária indígena - Rousseau; e - figurado nos palhaços cativos e intragáveis - a esquerda contemporânea. Aliás, eu nem me dignei citar as posições altamente anti-feministas do Jean-Jacques, por piedade. Não tarda, vão despejá-lo do panteão; os wokes e os liberais, passe a redundância.
E mais não digo. Vamos falar mais dele a propósito da Revolução, naquela série em exibição actual neste blogue. Mas vamos falar a fundo...
4 comentários:
A minha alma esté parva...
Está, queria eu dizer.
Hehehhhehe!
As coisas vão aquecer feio nestas decomposições, ainda mais na pena do Oráculo Dragão.
E no final não teremos:
Socialismo vs Liberalismo
nem
Nazismo vs Sionismo
mas sim
Socialismo & Liberalismo
Nazismo & Sionismo
Os herdeiros e heréticos da revolução francesa andam mais ligados do que muitos querem acreditar. Isto também tem muito de Freudiano. (chegaremos também à análise do Dragão sobre o que foi o Séc. XX)
Deixo já uma importante conclusão: Com este contexto, a UE, é a completa diarreia europeia.
Os bons agricultores franceses estão esta semana a descarregar estrume por toda a França.
É Sinal divino!
Maximilien de Robespierre (o Incorruptível), os liberais/maçonaria odeiam-no.
Enviar um comentário