quarta-feira, fevereiro 10, 2016

Céu carregado




As Bolsas estão a abanar feio. Vem lá borrasca. Detesto ter razão nestas merdas.

Convido à releitura disto, em 2008:
«O Casino da Finança, ou Dar na Bolha»

E disto em 2014:
«O mercado a Disfuncionar»

Infelizmente, tudo marcha a contento. Mas, caramba, nem é preciso ser muito perspicaz: basta não ser ceguinho por devoção. E os furúnculos rebentam não apenas porque se enchem de pus. No caso dos financeiros é também, e sobretudo, porque não faltam facínoras a apostar nisso. É como apostar num terramoto. E quanto maior a mortandade, maior o lucro. É demoníaco? 

Há uma questão ainda mais interessante: sabendo que isto, mais dia menos dia, vai estoirar, que fazem ou têm feito os governos da nacinha para se acautelarem?

Ah, pois, mas eles argumentam que não sabem, nem era possível prever. Que são sempre apanhados desprevenidos, com as calças na mão...

E, todavia, tomam-se toda a espécie de medidas de prevenção e resguardo contra as catástrofes naturais (muitas delas aleatórias e quase todas imprevisíveis com certeza absoluta de hora e local); mas, em contrapartida, não se faz quase nada quanto às artificiais (como sejam, em grau superlativo de malefício, as financeiras). É um pouco como se, na Idade Média, os reis e os nobres não construíssem castelos para protegerem as populações contra os  ataques dos vikings ou dos sarracenos.







7 comentários:

Vivendi disse...

Que se fodam mas é os dilúvios (que arrastam multidões e até países para junto da lama) a democracia é o melhor sistema que há. A maioria assim acredita.

Democracia#oDeusquefalhou

João Nobre disse...

A queda tendencial da taxa de lucro costuma ter destas coisas...

Isto não tem volta a dar, ou arranjam uma nova guerra como já a arranjaram a Segunda Guerra Mundial para arrancar o modo de produção capitalista da crise dos anos 1930, ou então nunca mais vão sair do pântano económico actual:

http://historiamaximus.blogspot.pt/2015/12/isto-nao-vai-acabar-bem.html

dragão disse...

A guerra já eles têm. Aliás, não têm feito outra coisa nos últimos anos, a pretexto de gambosinos e mais gambosinos. Guerra mais desenfreada com os russo/chineses é suicidio global, não me parece que a psicopatia das criaturas alcance já esse grau.

O caro amigo tem que ponderar que na Primeira e Segunda Grande Guerra a "guerra total" era dever sagrado. Depois das armas nucleares deixou de ser opção.

muja disse...

Momento relaxa o nervo:

http://www.egaliteetreconciliation.fr/La-Gifle-russe-37729.html

João Nobre disse...

«A guerra já eles têm. Aliás, não têm feito outra coisa nos últimos anos, a pretexto de gambosinos e mais gambosinos. Guerra mais desenfreada com os russo/chineses é suicidio global, não me parece que a psicopatia das criaturas alcance já esse grau.»

http://historiamaximus.blogspot.pt/2016/02/a-guerra-e-essencia-do-capitalismo.html

Josephvs disse...

Mounting Evidence Putin Will Ignite WWIII

By letting Putin get away with whatever he likes in Syria, Obama has created a deeply dangerous situation


http://observer.com/2016/02/mounting-evidence-putin-will-ignite-wwiii/

Anónimo disse...

"Mounting Evidence Putin Will Ignite WWIII

By letting Putin get away with whatever he likes in Syria, Obama has created a deeply dangerous situation"

Pois é, é fácil esquecer quem começou tudo e atirar com a culpa (própria) para cima dos outros.

Para haver 3ª guerra tem de haver agressor e depois aparecer quem resista à agressão.
Da agressão não falam eles, só falam de quem (lhes) resiste.

É o mesmo que dizer que o dono da casa ou o vizinho que foi chamado a ajudar são culpados por terem disparado sobre o ladrão.

Ridículo.