segunda-feira, janeiro 12, 2009

O dois em um

Julgo que é sempre oportuno recordar. Portanto, senhoras e senhores, directamente do Dicionário Shelltox Concise do Dragão, na letra C:

Calvinismo s.m., cristofobia; doutrina descabelada de Calvino, magarefe francês (1509-1564) que dotou o capitalismo duma “religião”, também conhecida como redenção pela riqueza; segundo ele, a Graça Divina, afinal, é uma Gratificação e mede-se em “dinheiro vivo”: quanto mais rico, o crente, mais gratificado e predilecto de Deus.

Vem isto a propósito duma interrogação, que li por aí algures... a saber: "Católico e maçon, será possível?"
Ah, pois claro que é. Chama-se Opus Dei. Tudo indica que se abluem numa mistura exclusiva de shampô criptognóstico para espíritos oleosos com amaciador neocalvinista para apetites encrespados. Na blogosfera é muito difícil distingui-los dos porno-evangélicos-pop e demais estirpes rastejantes de proxenetismo bíblico, especialmente por alturas de militorreia israeliteira. Nesses períodos, de grande ruído e frenesim, congregam-se e confundem-se, regra geral, na mesma claque gregoriante. Alguns entomólogos mais ousados, arriscam uma fórmula expedita de destrinça: os criptognóstivos neocalvinistas são os que apresentam, além de carapaça e chifres, antenas quase sempre apontadas aos blogues da esquerda caviar, numa espécie de narcisismo vertiginoso e perverso, através do qual micro-emulam o proto-demiurgo diante das trevas primordiais. Não é preciso referir que, à semelhança do mesmo, moldando o seu mundo a partir de tão sórdida matéria, acabam embrulhados em balbúrdias ainda mais caóticas e repugnantes.
Pessoalmente, devo confessar: por mais que esfalfe a lupa, não consigo distingui-los.

Sem comentários: