segunda-feira, setembro 20, 2004

A Caverna

Jesus, que era cego e não via o mal, dizem, morreu por nós, que somos cegos e não vemos o bem.
O mal, o bem...De comum, aos sábios genuínos de todas as épocas, ficou uma convicção: apenas um deles existe.
Outros, mais esotéricos, entendem que Ele, o mal não o via pois escondia-se detrás do Bem; nós, ao Bem, não o vislumbramos, pois eclipsa-o o Mal.
Em milhares de anos o sol não nos ensinou nada. Continuamos a achar que é ele que viaja, quando quem viaja somos nós e a nossa visão junto connosco. O dia e a noite, o verão e o inverno, para o sol não existem.
Jesus via para lá do Mundo. Nós vivemos fechados nele. A tudo isso, Platão profetizou-o, na forma de uma alegoria: a da Caverna.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aos Nove Dias do Mês de Agosto do Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de Dois Mil e Quatro, realizou-se o Inquérito da RIAPA sobre os Incidentes em Matosinhos, entre dois Gangs do PS (Panascas de Sacavém), que levou à morte do senhor Sousa dos Frangos, mais conhecido como “O Homem da Orelha Anã”. Foram interrogados os senhores Narciso Cu-à-Banda e Manuel Se-Ábra. O Senhor Capitão Proveta, representante do Tribunal do Santo Ofício da RIAPA conduziu o Interrogatório.

Registo nº 1

General Tubarão – Eu, Tubarão dos Arcos, General do Exército Imperial, declaro, por Ordem Lacrada do Grandioso Comandante Guélas, aberta a Comissão de Inquérito do Tribunal do Santo Ofício da RIAPA. Serão ouvidas as seguintes pessoas:

- Senhor Narciso Cu-à-Banda (profissão indefinida)
- Senhor Manuel Se-Ábra (profissão indefinida)

como suspeitos da morte do senhor Sousa dos Frangos e

- Dr. Velhinho (Psicólogo Clínico da RIAPA)
- Dr. Bajoulo (Médico Legista)
como técnicos de apoio ao Tribunal.

Tem a palavra o Senhor Capitão Proveta.

Capitão Proveta – Chamo o Dr. Velhinho. Dr. Velhinho, pode explicar a esta Comissão porque é que o senhor Narciso Cu-à-Banda tem uma voz fininha?
Dr. Velhinho – Nas análises sanguíneas que lhe fizemos, foram detectadas muitas hormonas femininas.
Capitão Proveta – Este facto poderá influenciar o seu comportamento sexual?
Dr. Velhinho – Sim, ter uma forte inclinação para pessoas do mesmo sexo. Aliás, numa pesquisa que fizemos ao seu passado escolar, descobrimos que lhe foi dada a classificação de “Pega de Empurrão” (Escala Sexual do Cabrita), no Liceu, durante os “Teste Psicotécnicos” aplicados à População Escolar.
Capitão Proveta – Ainda se aplica essa “Escala do Cabrita”?
Dr.Velhinho – Não, depois do 25 de Abril foi substituída pela “Escala Sexual do Zé de Porto Salvo”.
Capitão Proveta – Explique a esta Comissão, sucintamente, a “Escala Sexual do Cabrita”.
Dr. Velhinho – Era constituída por 6 parâmetros:
A – Pega de Empurrão
B – Pega à Manivela
C – Urina Sentado
D – Bufa-se sem Barulho
E – Cruza as pernas quando se senta
F – Comportamento Sexual Normal
Capitão Proveta – Então o senhor Narciso Cu-à-Banda apanhou a classificação mais alta?
Dr. Velhinho – Sem dúvida. Não deixa dúvidas quanto às suas preferências sexuais.!
Capitão Proveta – E em relação ao senhor Manuel Se-Ábra?
Dr. Velhinho – As análises sanguíneas não detectaram nada, foi sujeito aos mesmos “Testes Psicotécnicos” na altura do Liceu, sendo classificado com um “C”.
Capitão Proveta – Obrigado Dr. Velhinho, pode sentar-se.
Registo nº 2

Capitão Proveta - Chamo o senhor Manuel Se-Ábra. O senhor foi às Peixeiras de Matosinhos comprar peixe?
Manuel Se-Ábra – Não, senhor Capitão, eu não compro daquele peixe. É todo pescado no Jamor. Eu fui dar apoio ao senhor Sousa dos Frangos.
Capitão Proveta – Dar apoio?
Manuel Se-Ábra – Protegê-lo das peixeiras.
Capitão Proveta - Protegê-lo? Porquê?
Manuel Se-Ábra – Fui informado de que as peixeiras lhe queriam fazer a folha!
Capitão Proveta – “Fazer a Folha”?
Manuel Se-Ábra – Constava na Concelhia do PS (Panascas do Samouco) que ele tinha uns enormes Túbaros, para compensar a orelha anã. A Natureza faz estas compensações! Pensámos que se alguém lhe devia pesar os Túbaros, seria a Concelhia.
Capitão Proveta – E como é que os pensava pesar?
Manuel Se-Ábra – Com as mãos e o nariz!
Capitão Proveta – E chegou a pesá-los?
Manuel Se-Ábra – Quando pus as mãos também lá estavam as do Narciso Cu-à-Banda, que me empurrou. Não tive tempo de tirar as mãos e dei um valente puxão nos Túbaros do senhor Sousa dos Frangos.
Capitão Proveta – Pode sentar-se.

Registo nº 3

Capitão Proveta – Chamo o senhor Narciso Cu-à-Banda. Senhor Narciso, porque é que foi à Lota?
Narciso Cu-à-Banda – Porque sabia que o “Cu de Senhora”, o senhor Manuel Se-Ábra, ia lá fazer a sua campanha com as peixeiras.
Capitão Proveta – Campanha?
Narciso Cu-à-Banda – A campanha do “Peso dos Túbaros”. Se alguém os tinha de pesar, tinha de ser a Câmara.
Capitão Proveta – E chegou a pesá-los?
Narciso Cu-à-Banda – Quando pus as mãos, também estavam lá as do Manuel Se-Ábra. Ele deu-me um empurrão e eu caí, não tendo tempo para as tirar.
Capitão Proveta – Pode sentar-se.

Registo nº 4

Capitão Proveta – Chamo o Dr. Bajoulo, Médico Legista do Centro de Saúde “Irmã Quitéria Barbuda”, da Terrugem. Dr. Bajoulo, confirmaram-se os Túbaros do senhor Sousa dos Frangos?
Dr. Bajoulo – Uns autênticos melões, senhor capitão. É por isso que ele andava inclinado para a frente.
Capitão Proveta – Ambos os suspeitos disseram a esta Comissão que lhe puxaram violentamente os Túbaros. Isso pode ser a causa da morte?
Dr. Bajoulo – Eles não tinham somente as mãos nos Tubaros, estavam abraçados a eles. Aqueles Túbaros numa situação normal chegavam aos joelhos e quando o “presunto”, perdão…o senhor Sousa dos Frangos me foi entregue, vinha com eles a arrastar no chão. Os meus auxiliares chamaram-lhe logo “o passarinho ui ui com a orelha anã”. Os suspeitos de certeza que só os largaram quando se aperceberam que o homem estava frio.
Capitão Proveta – Obrigado pelos seus esclarecimentos, que foram muito úteis.

Registo nº 5

Capitão Proveta – Senhor Narciso Cu-à-Banda, afinal não foram só as mãos. Tem alguma coisa a declarar?
Narciso Cu-à-Banda – Eu sou um obcecado por Túbaros. Na minha infância, quando ia para a quinta dos meus avós, adorava os bois de cobrição. Eu sou um homem doente que necessita de tratamento. Peço clemência ao Comandante Guélas.
Capitão Proveta – Fico contente com a sua confissão, será tomada em conta. E o senhor Manuel Se-Ábra, tem alguma coisa a declarar?
Manuel Se-Ábra – Eu tenho um apetite por tenrinhos e quando soube que o Narciso ia pesar os Túbaros ao senhor Sousa dos Frangos, não quis ficar atrás em termos políticos. Peço ajuda à Comissão, salvem-me do Monomamalhudo do PS, que me anda a desencaminhar outra vez para o Restelo.
Capitão Proveta – Dr. Velhinho, o senhor Se-Ábra está um pouco confuso!
Dr. Velhinho – Está completamente confuso. Fala de coisas que parecem reais, mas que não têm ligação com este caso.
Capitão Proveta – Declaro encerrada esta Comissão, a sua Acta será entregue ao Exmo. Comandante Guélas que proferirá uma decisão.

Registo nº 6

General Tubarão - Em nome do Exmo Comandante Guélas, Potestade da Net, declaro os senhores Narciso Cu-à-Banda e Manuel Se-Ábra culpados da morte do senhor Sousa dos Frangos, sem o terem desejado. Serão internados na Clínica de Saúde Mental “Irmão do Milhas”, rua das Pias, nº 44, 2890-153, Cantinho das Putas Velhas, Fontainhas. Durante o tempo de internamento estarão sempre acompanhados pelo irmão do Milhas.

Viva o Comandante Guélas

RIAPA ou Morte

www.riapano.sapo.pt