quinta-feira, julho 01, 2004

O SABUJISMO ENCARDIDO


Eis o que o Diccionário nos diz:
1. Sabujo: cão de montaria; [fig.]indivíduo servil, bajulador, capacho;
2. Montaria: acto de correr caça grossa; coutada [fig.] perseguição a alguém feita por muitos; assuada; vozearia.

Momentos épicos de sabujice, quadros arrebatados de assuada e vozearia, grandes planos de matilhas latindo em perseguição empolgada ou elgalfinhadas em estrafegos próprios de canzoada ao embrulho, podem ser testemunhados, nestes dias, um pouco por toda a parte. Desde os canídromos das grandes audiências, onde os Delgados e Vascos da nossa praça se destacam, até aos cinóblogues seus decalques, onde dão brado - e rusgam em matilha compacta - os barnabés e acidentados todos da paróquia.
Lembrei-me disto a propósito desta notícia. Já anteriormente aqui o tinha referido. Mas agora impõe-se um alerta reforçado. Sobretudo aos donos dos reluzentes animais. Parece que termina hoje o prazo para a adopção do microchip de identificação, obrigatório por lei para todos os espécimes agressivos. E atenção ao seguro de responsabilidade civil: também é obrigatório.
Registem:«O diploma define que as ofensas graves à integridade física de pessoas, quando comprovadas por relatório médico, implicam obrigatoriamente o abate do animal. No caso de ofensas não graves, o dono terá de fazer provas de sociabilização.»
Portanto, estimados senhores, orgulhosos proprietários de tão instáveis - se bem que luzidias - bestas: atenção aos prazos!
E convém não esquecer as vacinas. Especialmente a da raiva. Nunca se sabe quando o quezilento espécime rebenta com a trela e desembesta direito às canelas do passante incauto ou do execrado carteiro. Ainda por cima se as notícias não forem boas...


2 comentários:

Unknown disse...

quau é a raça desse cachorro

Unknown disse...

quau e essa raça??