domingo, setembro 11, 2022

Despresentação



«Lula da Silva diz que "Presidente de Portugal merecia mais respeito" de Bolsonaro»


Se vamos entrar em questões de respeito, temos que partir do essencial para o acessório: primeiro, quem merecia mais respeito da parte dos seus putativos representantes era Portugal. Uma vez que estes não lhe manifestam grande respeito, se é que algum, então não nos admiremos que terceiros lhes votem, aos putativos, idêntica ou superior desconsideração. Se não respeitam a própria função, como hão-de esperar que os respeitem a eles? Considero, pois, não apenas legítimo, como justo, o desrespeito. E quanto pior, em bom rigor, mais justo. E seja qual for o sujeito. Da parte de lá ou de cá. No caso, tratando-se do presidente do Brasil em exercício - e não vou discutir aqui as qualidades ou desqualificações do fulano - a verdade é que se trata do representante dum país medianamente soberano. Posto diante da sua antiga potência fundadora e colonizadora, agora convertida em vassalo a soldo de neo-colónias, por muito pouco fotogénico mediaticamente que seja, até ele há-de experimentar uma certa repugnância e uma premente gana de vómito no estômago.
Que o Brasil mereça melhores representantes que Bolsonaro ou Lula, sem dúvida. Mas ainda que mal representado, sempre é uma representação. Tomara Portugal. Nem mal nem boa: nenhuma. Foi tomado por representantes da EURSS, dos Estados Ungidos, da Parvagónia e do Exturquistão. Um verdadeiro regime de despresentação.

5 comentários:

Anónimo disse...

https://m.youtube.com/watch?v=n7mHH1mOl7s

Anónimo disse...

"Não há outra forma de o dizer. Marcelo Rebelo de Sousa babou-se depois de cumprimentar o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, que chegou na terça-feira a Portugal para uma visita de Estado de dois dias.

O episódio aconteceu no final da conferência de imprensa do Presidente da República portuguesa e de Xi Jinping e pôde ser testemunhado pelos espectadores da SIC Notícias. Frederico Pombares, argumentista, filmou o momento insólito através do seu televisor e foi um dos primeiros a publicá-lo no Instagram.

O vídeo, que termina com Marcelo Rebelo de Sousa a limpar a boca com a mão, rapidamente se tornou viral nas redes sociais, contando já com centenas de partilhas. E muitas delas feitas por famosos, como foi o caso de Filomena Cautela ou Nilton.

“Não me lixem que já aconteceu aos melhores! Neste caso ao melhor! Senhor Presidente been there… A sério, estamos juntos. Não sei bem qual o ‘hashtag’ disto…”, brincou a anfitriã do “late night show” “5 para a meia-noite”, da RTP1.

A carregar vídeo...
A visita de Estado do presidente da República Popular da China ao nosso país termina esta quarta-feira, dia 5. Marcelo visitará o país de Xi Jinping em abril do próximo ano."

Figueiredo disse...

A atitude que o Sr.º Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, teve para com o seu homologo, o Sr.º Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, prejudicou bastante as relações entre Portugal e o Brasil, sendo inclusive uma atitude de baixo nível indigna de um Chefe de Estado.

Junte-se a isto a figura ridícula, desrespeitosa, tanto do Sr.º Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, como da comitiva presidencial que o acompanhava, ao surgirem de cara de tapada diante do Chefe de Estado Brasileiro.

É preciso relembrar que Marcelo Rebelo de Sousa, já antes tinha tido uma atitude semelhante - de fraca postura - com o Presidente Trump quando foi recebido na Casa Branca:

https://www.youtube.com/watch?v=sfrbogBg9dA

Vivendi disse...

Marcelo, o babão!

Anónimo disse...

Com a máscara , não faz figuras mais tristes