quinta-feira, julho 14, 2022

A Troncheira dos valores

 Do latim trunculu - cepo, pedaço do tronco (de uma árvore)-, troncho significa no português, mutilado, truncado. Outros sinónimos: brutamontes, desajeitado, manco, aleijado, etc. Um tipo troncho é isso tudo: um cepo, um gajo desprovido de algum membro ou órgão, um periclitante. Isto a propósito de quê? Bem, do Oxidente. E, em especial, da respectiva trincheira dos valores. Pois, está mais que demonstrado, patenteado e exuberante: não é uma trincheira. Em bom rigor, é uma troncheira.

A ideia de que campeia, neste nosso desmundo actual, uma chusma de fulanos vendidos, assoldados, com trela, coleira, açaime e vacinas é só, numa reduzida parte, verdade. Na maioria, são apenas tronchos. Falta-lhes um membro e um órgão. O que os incapacita, de todo, e em tandem, quer para a virilidade, quer para o raciocínio. 

6 comentários:

marina disse...

não se percebe. com certeza que sabem que estão a tomar medidas erradas. que estão a prejudicar os seus povos injustamente. não voltam atrás por que razão? recebem subornos para isto ? não querem reconhecer que se enganaram ? esperam que algum pastor da ue lhes dê ordens?
nunca esperei viver nesta degradação absoluta de governantes.

dragão disse...

Confesso que eu também não.
Dir-se-ia que é o pior de dois mundos: incapacidade de cálculo básico cumulada de impotência total de alterar o rumo.
A mediocridade, sabe-se agora, é avassaladora. E letal.

Anónimo disse...

Na Francia,no anexo canadense e na terra dos tamancões ainda há alguns que se revoltam,cá na terreola é só cobardes reles e a culpa nem é dos 48 anos de xuxalismo nem do baixo nivel de instrução visto que os licenciados são exactamente iguais, é congenito,não tem remedio.
Há dias falei com um rapaz amigo com 56 anos que é licenciado e quando lhe falei da inutilidade do tribunal constitucional ficou aparvalhado e respondeu:tribunal quê...o que é isso? É licenciado,ó despois há tambem os não licenciados da mouraria inté á Lapa.Com excepção de africa é a unica terreola no mundo onde a arte e a cultura foi e é sempre desprezada,o resultado é o xuxalismo e quem se importa a terreola é linda,temos os fogos,os cães,os gatos,os ronaldos,os futebois,o copo 3 a morcela frita e a dobrada o culto da taberna,as aulas de cidadania e as marchas do orgulho gay e somos anti racistas e inté a Madona bem cá a curtire,o que mais nos falta?
Os merdas direitalhos dizem que os tugas têm o que merecem porque votam no monhas,não têm o que merecem,têm o que adoram e se votassem noutro partido direitalho de merda que ainda esta semana disse que a prioridade é ganhar o eleitorado do Chega,é esta a direitalha de merda que em vez de fazer oposição ao monhas esquerdalho passa a vida a cheirar-lhe o cuzinho! Se o monhas convidadesse os xuxas do Cds e psd pra uma geringonça iam logo todos a correr mas o monhas não lhes passa cartuxo.
Comprem hormonas fimininas na candonga agora que ainda estão a bom preço e importem todos os travestis da tailandia e filipinas e injectem-lhes toneladas dessa merda no bucho juntem-se com eles e sejam felizes porque as gajas brancas aqui alem de veiculo pró xixi não utilizam aquilo pra mais nada e as que ainda fluiam qualquer coisita já se juntaram todas com pretos,é a grande diversidade...mas as pretas não vos passam cartão...brancos de merda!
Basilio el xuxalhote

Alma Portuguesa disse...

Dentro da decadência do ocidente, Portugal resolveu assumir a vanguarda da decadência! O Vanguardista de uma elite nojenta! Um povo em êxtase por migalhas atiradas por uns larilas burocratas!

Vivendi disse...

Nunca a nossa elite foi tão repugnante.

Gosto de ver o Juiz Rui Fonseca e Castro a insultá-los do piorio e nem um processo lhe movem, afinal ele é o juiz sem medo.

Ricardo disse...

Ainda è juiz o sr Castro? Isto jà so là vai com humens bomba dentro das instituiçòes ...